quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

COMPANHIA INSTALA EQUIPAMENTOS PARA MELHORIA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Troca de registros avançou a noite para não faltar água

A Companhia Águas de Joinville pede desculpas aos moradores próximos da esquina entre as ruas Otto Boehm e Expedicionário Holz pelo adiantado da hora na conclusão da manutenção preventiva, realizada no local, logo depois da meia noite de terça-feira (27). A obra, que começou no início da manhã, ficou pronta, aproximadamente, 30 minutos depois da meia noite. Em seguida, ainda foi varrida a via e instalada a sinalização no local. Tão logo o tempo melhorar, a rua será repavimentada.

A instalação de dois novos registros nas duas redes de 500mm de diâmetro que descem do reservatório que abastece a região Central da cidade levou mais tempo que o previsto por conta das dificuldades encontradas pelos técnicos para assentar a nova tubulação. Para tanto, foi necessário romper parte da caixa de concreto armado do habitáculo do antigo registro (havia apenas um muito antigo e com vazamento), escavar uma vala com mais de cinco metros de profundidade, tendo o cuidado para não romper tubulações de drenagem e nem de esgoto (nesta altura, a escavação se obriga a ser manual), além de trabalhar com a vala sendo constantemente alagada, dado que muita água sobra nas tubulações, mesmo depois de fechada as redes. O tráfego de veículos que não obedecem a sinalização (muitos tentavam fugir da rua XV de Novembro, onde um caminhão bateu em um poste fechando completamente a via) e a chuva também concorreram para aumentar as dificuldades.

De qualquer forma, importante ressaltar que, uma vez iniciada a obra, não havia mais como interrompê-la, senão antes de totalmente concluída. Deixar o trabalho para finalizar no outro dia significaria estender muito além do aceitável o desabastecimento de hospitais, maternidades e rodoviária, além de toda a população local, apesar da data ser a melhor para a operação, entre Natal e Ano Novo, quando o consumo de água na região é historicamente menor.

 
O que a população ganha com a obra

Também é importante lembrar que a instalação dos registros vai beneficiar de sobremaneira a região. As duas redes, com origem no mesmo reservatório se dividem logo depois do ponto da obra, uma seguindo em direção ao bairro Atiradores (Oeste), e outra seguindo para o Saguaçu e Bucarein. O problema é que uma eventual manutenção em qualquer ponto destas redes obrigava a companhia a fechar a água de toda a região. O controle da pressão e o combate a perdas também ficará mais fácil com os novos registros.

COMPANHIA TRABALHA NO MORRO DO FINDER

Mesmo entre Natal e Ano Novo, continuam as obras de modernização do sistema de distribuição de água com a concretagem do megarreservatório do Morro do Finder. O novo reservatório terá capacidade para 8 milhões de litros e vai melhorar o abastecimento da região Leste, como Iririú, Aventureiro, e também do Costa e Silva. A obra está orçada em R$ 8 milhões, incluindo subadutoras e rede de macrodistribuição, e deverá estar concluída já no mês de fevereiro.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Concluída obra na esquina das ruas Expedicionário Holz e Otto Boehm

Nesta terça (27/12), um registro com quase 30 anos de uso foi substituído por equipamentos mais novos e modernos que vão trazer mais segurança no abastecimento da região Central de Joinville. 


Devido às condições do solo e do compartimento que enclausurava o registro, foi necessário mais tempo e área para escavação. Por isso, a previsão de interrupção no abastecimento dos bairros Centro e parte dos bairros América, Glória, Saguaçu, Bucarein e Anita Garibaldi teve de ser extendida. Os trabalhos continuaram durante a noite. Às 23 horas, técnicos religaram os dois novos registros restabelecendo o abastecimento de água na região.

A Companhia Águas de Joinville aproveitou a baixa demanda histórica de água na região central da semana entre Natal e o Ano Novo para empreender obras de melhoria. Como nesta época do ano o consumo de água diminui na região, com muitas famílias viajando, escritórios fechados e comércio com menor demanda, os técnicos da Águas de Joinville trocaram registro e fazeram novas interligações na rede que corre sob a via pública na esquina das ruas Expedicionário Holz e Otto Boehm.

Como a região é bastante verticalizada, onde predominam edifícios de múltiplos andares servidos com reservação própria (cisternas e caixas d’água), a Companhia espera concluir os serviços sem muitos problemas com a falta de água. Mesmo assim, caminhões pipa ficaram a disposição da população, mas dando preferência para os hospitais e maternidade. 

A central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no             0800 723 0300       para atender a comunidade. A previsão para a normalização do abastecimento na região é durante a madrugada de quarta-feira, logo após a conclusão dos serviços.

A obra faz parte do processo de modernização do sistema de abastecimento de água que beneficiará toda a região. A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância de caixa d’água em cada residência.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Águas de Joinville tem obras no Centro nesta terça-feira (27/12)


Técnicos vão trocar registros e fazer interligações em rede sob a esquina da Expedicionário Holz com Otto Boehm.

A Companhia Águas de Joinville vai aproveitar esta semana entre Natal e o Ano Novo para empreender obras de melhoria na região central. Como nesta época do ano o consumo de água diminui na região, com muitas famílias viajando, escritórios fechados e comércio com menor demanda, os técnicos da Águas de Joinville vão trocar registros e fazer novas interligações na rede que corre sob a via pública na esquina das ruas Expedicionário Holz e Otto Boehm.

No entanto, para a realização da obra será necessário fechar os registros das redes que abastecem o Centro e parte dos bairros América, Glória, Saguaçu e Bucarein, entre as 6 e 17 horas desta terça-feira (dia 27).

Como a região é bastante verticalizada, onde predominam edifícios de múltiplos andares servidos com reservação própria (cisternas e caixas d’água), a Companhia espera concluir os serviços sem muitos problemas com a falta de água. Mesmo assim, Caminhões pipa estarão a disposição da população, mas dando preferência para os hospitais e maternidade. A repavimentação, caso não chova, deverá acontecer ainda no mesmo dia.

A central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300 para atender a comunidade. A previsão para a normalização do abastecimento na região é durante a noite de terça-feira, logo após a conclusão dos serviços.

A obra faz parte do processo de modernização do sistema de abastecimento de água que beneficiará toda a região. A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância de caixa d’água em cada residência.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ATENDIMENTO AO PÚBLICO DURANTE O RECESSO

O atendimento ao público entrará em recesso a partir desta quinta-feira (22/12) e retorna ao expediente normal no dia 3 de janeiro na unidade do Centro.

Os usuários poderão solicitar serviços, avisar a ocorrência de vazamentos ou eventual falta de água, através da central telefônica (0800 723 0300), que funcionará todos os dias, 24h.
via 0800 723 0300.

Serviços que podem ser solicitados através do 0800 723 0300:
· Informações de fatura
· Reparos de vazamento na rua
· Conserto de ramal e cavalete
· Esclarecimentos em geral


Serviços que podem ser solicitados via site

Faturas já pagas (Últimas seis contas)Permite a consulta a referência (mês da conta), data de vencimento, data de pagamento, banco, agência e valor das últimas 6 contas pagas.

Débitos pendentes e 2ª via
Opção que permite consultar todas as contas vencidas e ainda não pagas, e a impressão da segunda via destas contas.


Faturas a vencer e 2ª via
Opção que permite consultar todas as contas que estão para vencer.


Leitura do consumo (12 últimos meses)
Consulta que apresenta os detalhes dos 12 últimos consumos.


A partir do dia 03/01/2012, a unidade de atendimento do Centro retorna ao seu expediente normal (8h às 17h, com distribuição de senhas para atendimento até as 16h30min). No dia 04/01, com a reabertura das secretarias regionais, os postos de atendimento nos bairros voltarão a funcionar normalmente.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Grande vazamento na Ponte Serrada prejudica abastecimento na Zona Leste


Água corria diretamente para galeria, dificultando a rápida constatação do vazamento


A Companhia Águas de Joinville trabalhou neste final de semana para solucionar um sério problema que comprometeu o abastecimento nos bairros Comasa, Iririú, Jardim Iririú, parte do Boa vista e do Aventureiro.

Durante todo o sábado, equipes percorreram as redes que servem a região procurando a causa do problema. Na manhã de domingo (17), foi detectado um grande vazamento na rede de 250 mm, localizada na esquina das ruas Ponte Serrada e Albano Schmidt.

Foi preciso o auxilio de equipamentos eletrônicos para encontrar o ponto do vazamento. A água não aflorava para o solo e corria para dentro da galeria que percorre ao longo da rua Ponte Serrada, no Iririú. Os técnicos a serviço da Companhia percorreram por dentro da galeria até encontrar o ponto exato do vazamento.

Durante o conserto, a tubulação rompida foi substituída. Mas, a tarefa não foi fácil. Os técnicos precisaram romper uma aresta da galeria para assentar adequadamente a nova tubulação, operação necessária para que a mesma não voltasse a sofrer com a pressão da parede de concreto, o que poderia rompê-la novamente.

O conserto foi concluído perto das 21 horas de domingo, e o abastecimento restabelecido ao longo da noite.










sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fundação Getúlio Vargas visita Companhia

Representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estiveram, nesta quinta e sexta-feira, visitando a Companhia Águas de Joinville. A visita é o ponto inicial da parceria firmada entre as instituições. Foi possível conhecer o trabalho da Companhia e ter acesso a informações para o começo do estudo. “Esse convênio visa orientar a Companhia com estudos técnicos para elaboração de um plano estratégico a fim de apontar o caminho para viabilizar o Plano Municipal de Saneamento Básico”, explica o presidente da Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza.

O Plano Municipal de Saneamento Básico visa preparar a cidade estruturalmente para a Joinville de 2035, o que importará em investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em obras de água e esgotos. “Notamos que a Companhia está preparada e organizada”, conta a coordenadora de projetos da FGV Projetos, Rosane Coelho da Costa. A economista ficou impressionada com a rapidez com que a Águas de Joinville conseguiu financiamentos para execução de obras. “A expectativa para o sucesso dos trabalhos é ótima”, completa.

Além de Rosane, as consultoras Maria Aparecida Menezes e Ana Carolina Gondim e o advogado Fabiano Soares, da FGV Projetos, conheceram a estrutura física e o serviços prestados pela Companhia. Gestores explicaram os trabalhos de cada diretoria da empresa e, em seguida, os especialistas visitaram a Estação de Tratamento de Água do Cubatão acompanhados do diretor operacional, Márcio Ravadelli, e da coordenadora de estação de tratamento de água, Paloma Meneghini.

A FGV Projetos é uma área de extensão de ensino e pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Há mais 20 anos, a empresa presta assessoria para instituições de todo o país.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Acidente na rede elétrica prejudica o fornecimento de água em 70% da cidade


A Estação de Tratamento de Água do Cubatão, que abastece as zonas norte, sul, leste e centro de Joinville está sem energia elétrica. Um acidente envolvendo um caminhão, na rodovia Dona Francisca interrompeu o fornecimento de energia em toda a região.

A Celesc já está no local para solucionar o problema e restabelecer o abastecimento de energia. Assim que o serviço for concluído, a ETA será religada.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a necessidade do consumo responsável e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água). 


Geradores


Apesar de ligados sempre que necessário, os geradores da Companhia não conseguem atender, completamente, à demanda energética das estações de tratamento de água, que é equivalente ao de uma pequena cidade e por isso depende do serviço da Celesc.


Para informações e serviços, o atendimento está disponível via 0800 723 0300.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rompimento prejudica abastecimento de água na cidade


Devido ao rompimento de rede de água na rua Marechal Hermes da Fonseca com a Bananal, no bairro Glória, o abastecimento de água nas regiões norte, sul, leste e centro será prejudicado. Para efetiva manutenção, a Estação de Tratamento de Água do Cubatão terá sua produção reduzida. Equipes já estão no local. Sem previsão para a normalização. Mais informações em breve.
Solicitamos a compreensão de todos e a colaboração para uso racional da água.




segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

UNIDADES DE ATENDIMENTO: O QUE FUNCIONA NO PERÍODO DE NATAL E ANO NOVO

Aproveitando a baixa movimentação no período de datas festivas, a Companhia Águas de Joinville realizará treinamentos de seus funcionários para melhor atendimento a população.

Por isso, com exceção da unidade de atendimento do Centro (Rua XV de Novembro, 780), todos os postos dos demais bairros fecharão a partir do dia 12/12. A unidade central continuará aberta até o dia 21/12 e retorna àsatividades no dia 03/01/12. A partir do dia 04/01/12, todas as demais unidades de atendimento voltarão a funcionar normalmente.

Os usuários poderão solicitar serviços, avisar a ocorrência de vazamentos ou eventual falta de água, através da central telefônica (0800 723 0300), que funcionará todos os dias, 24h.