sexta-feira, 17 de junho de 2011

CAMPANHA DA ÁGUAS DE JOINVILLE É DESTAQUE NO MEIO PUBLICITÁRIO

Campanha produzida para convocar a população a contribuir com as obras repercute em sites especializados em publicidade

 Acima, peça mostra a Rua Dionísio Cerqueira, no
Saguaçu, que recebeu obras de implantação
do esgotamento sanitário.
 Todo cidadão sonha em morar numa cidade bonita e arborizada, mas que também tenha a infraestrutura necessária para facilitar seu dia-a-dia. Neste contexto, a D/Araújo lançou, em junho (mês do Meio Ambiente), uma criativa campanha publicitária para a Companhia Águas de Joinville, na qual toda a população é convocada a participar da construção da cidade ideal.

Partindo do princípio de que sem a realização de obras é impossível melhorar um município, a peça da D/Araújo mostra que alguns transtornos momentâneos - como barulhos, buracos e alterações no tráfego são apenas pequenos contratempos, perto do benefício permanente que está por vir. É aí que a contribuição dos moradores pode vir de maneira bem simples: apenas tendo compreensão.

Joinville vive, hoje, um momento importante, em que a Companhia Águas de Joinville e a Prefeitura realizam o maior investimento em saneamento básico da história, com a aplicação de R$ 220 milhões em obras de água e esgoto que percorrem vários bairros e que ajudarão a melhorar a qualidade de vida e as condições ambientais da cidade.

O briefing da campanha foi elaborado pela assessoria de comunicação da Águas de Joinville que percebeu o problema que precisava ser comunicado: a diretoria de expansão relatou que enfrentava resistência às obras por parte da população que reclamava principalmente na imprensa. “Recebemos ligações de emissoras de TV com reclamações sobre as obras. Porém, quando fomos verificar, a obra não havia sequer começado na rua, mas a pessoa já estava reclamando dos buracos e da poeira”, conta o assessor de comunicação Antonio Anacleto. A aprovação final das peças coube ao diretor presidente Luiz Alberto de Souza.

A campanha é inspirada no trabalho dos artistas de rua e suas pinturas 3D, que são muito difundidos na internet e impressionam pelo estilo hiperealista.
A peça mostra cenas de obras em andamento e lembra que, quando a sociedade compreende a importância dos trabalhos e confia que melhorará sua qualidade de vida, o período de turbulência passa mais rápido. Como num passe de mágica, a cidade se transforma.

Simultaneamente, o texto da campanha publicitária conclui: "com a sua ajuda, Joinville muda rápido e para melhor".

O que é briefing? É um documento com todas as informações e orientações de que a agência necessita para trabalhar eficazmente na concepção de uma campanha.

Onde:


Veja o vídeo da Campanha:

Nenhum comentário: