Quase 100% dos joinvilenses fazem uso da água tratada pela Companhia Águas de Joinville em suas residências; 89% compreendem a importância do tratamento do esgoto antes que este seja devolvido para natureza, e mais de 90% dos joinvilenses aprovam a qualidade a água, destacando sua pureza, gosto, cor, cheiro e pressão. Esses e outros dados foram apresentados na tarde desta terça-feira (15), na sede administrativa da Águas de Joinville, resultado do estudo feito pela empresa Painel Instituto de Pesquisa. Foram ouvidas 640 pessoas entre os dias 16 de novembro e 6 de dezembro, em 14 bairros de diferentes regiões da cidade. Além dos diretores e técnicos da Companhia, a apresentação do estudo contou com a presença do prefeito Carlito Merss, do vice Ingo Butzke e do presidente da AMAE Renato Monteiro. Também assistiram a apresentação os secretários do município Márcio Cysne (Administração) e Eduardo Dalbosco (Planejamento).
Um dos dados mais interessantes constatado na pesquisa foi que o joinvilense está cada vez mais confiante na qualidade da água oferecida pela Companhia. Em um ano, o número de pessoas que declararam beber água da Águas de Joinville aumentou 21%, enquanto o de água mineral diminuiu 23,7%. Os entrevistadores pesquisaram o consumo em casas, indústrias, comércios e outras localizações. Mas, quando o estudo se direciona apenas para residências com tarifa social, o consumo é ainda maior, quase alcançando a totalidade dos entrevistados.
O principal investimento da Companhia está na área de coleta e tratamento de esgoto. São mais de R$ 180 milhões para aumentar de 14% para 52% as residências com rede coletora de esgotamento sanitário. E essa preocupação encontra reflexo na opinião pública. Dos entrevistados, 89% reforçam a relevância do tratamento de esgoto.
Somados aos investimentos no setor de abastecimento de água, são mais de R$ 220 milhões já contratados em obras por toda a cidade. Com tantas frentes de trabalho, é normal que o número de reclamações referentes a buracos feitos para execução de serviços da Companhia aumente. Comparado a 2009, os dados subiram 40%.
O índice de satisfação com o atendimento prestado pela Companhia também subiu. Comparado a 2009, o número de pessoas que consideram excelente o serviço aumentou 11,3%, subindo para 80% o índice de aprovação do atendimento.
Em 2010, o grau de satisfação no serviço de controle de qualidade da água subiu 20,7%, sendo que 75% dos entrevistados consideram o trabalho como sendo o mais importante feito pela Companhia.
O aumento na eficiência foi de 32,8% e de pessoas que consideram a Companhia uma prestadora de serviço responsável subiu mais de 35%.
Quase 100% dos clientes informaram receber a conta de água em dia e 92% considera que os dados informados na fatura são claros.
Também foi analisada no estudo a avaliação dos consumidores sobre todos os serviços prestados pela Companhia. Comparado a 2009, a satisfação dos clientes subiu 10,8%.
A pesquisa de satisfação é uma iniciativa da Companhia Águas de Joinville para conhecer a opinião da população joinvilense. Com esses números, avaliam os gestores, será possível compreender melhor as necessidades do público e assim planejar com mais eficiência as ações para melhor atender o cidadão com serviços de água e esgoto.
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