segunda-feira, 5 de abril de 2010

COMPANHIA ENTREGARÁ DOIS GRANDES RESERVATÓRIOS AINDA EM 2010

Foto: MauroArthurSchlieck/SECOM

O primeiro passo para a construção do reservatório da Rua Tupy já foi dado. A Companhia Águas de Joinville deu início nesta semana nos estudos topográficos no local onde será construído o Reservatório R-10, no bairro Nova Brasília. Conforme os técnicos, o processo de análise geológica garante a segurança da construção e permite que a segunda etapa das obras de implantação do reservatório de 6 milhões de litros possa prosseguir. A construção deve resolver problemas de abastecimento nos bairros Nova Brasília, São Marcos e Santa Catarina, beneficiando mais de 30 mil pessoas, além de liberar os reservatórios da Zona Sul para atender exclusivamente os bairros daquela região.

O outro grande reservatório em construção, no Morro do Finder, e que na companhia ganhou a denominação de R-8, já passou pela fase de levantamento topográfico e estudo geológico, e neste momento está com a terraplenagem adiantada.

Com tecnologia avançada, os dois novos reservatórios serão construídos com chapas de aço vitrificado, método que permite maior racionalização de materiais durante a construção, além de aumentar a velocidade de execução do serviço. De acordo com o engenheiro civil da Diretoria de Expansão e Novos Negócios da Companhia, Gilberto Tortato, o mesmo processo foi usado na construção do R-5, Vila Nova, (foto), inaugurado em junho do ano passado. “O custo para manutenção é menor e a vida útil desse tipo de material é superior àquela utilizada na construção das antigas caixas de concreto”, ressalta o engenheiro.

Somados, os três reservatórios (Vila Nova, Nova Brasília e Morro do Finder) devem aumentar a capacidade de reservação da companhia em mais de 40%. O custo total do Reservatório R10, Rua Tupy, está orçado em aproximadamente R$ 8 milhões, valor que além dos materiais, inclui a construção da subadutora, da rede de macrodistribuição e do acesso ao local. O R-8 Morro do Finder está orçado em R$ 7,21 milhões. A expectativa é que as obras estejam concluídas ainda no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: