O primeiro passo para a construção do reservatório da Rua Tupy já foi dado. A Companhia Águas de Joinville deu início nesta semana nos estudos topográficos no local onde será construído o Reservatório R-10, no bairro Nova Brasília. Conforme os técnicos, o processo de análise geológica garante a segurança da construção e permite que a segunda etapa das obras de implantação do reservatório de 6 milhões de litros possa prosseguir. A construção deve resolver problemas de abastecimento nos bairros Nova Brasília, São Marcos e Santa Catarina, beneficiando mais de 30 mil pessoas, além de liberar os reservatórios da Zona Sul para atender exclusivamente os bairros daquela região.O outro grande reservatório em construção, no Morro do Finder, e que na companhia ganhou a denominação de R-8, já passou pela fase de levantamento topográfico e estudo geológico, e neste momento está com a terraplenagem adiantada.
Com tecnologia avançada, os dois novos reservatórios serão construídos com chapas de aço vitrificado, método que permite maior racionalização de materiais durante a construção, além de aumentar a velocidade de execução do serviço. De acordo com o engenheiro civil da Diretoria de Expansão e Novos Negócios da Companhia, Gilberto Tortato, o mesmo processo foi usado na construção do R-5, Vila Nova, (foto), inaugurado em junho do ano passado. “O custo para manutenção é menor e a vida útil desse tipo de material é superior àquela utilizada na construção das antigas caixas de concreto”, ressalta o engenheiro.
Somados, os três reservatórios (Vila Nova, Nova Brasília e Morro do Finder) devem aumentar a capacidade de reservação da companhia em mais de 40%. O custo total do Reservatório R10, Rua Tupy, está orçado em aproximadamente R$ 8 milhões, valor que além dos materiais, inclui a construção da subadutora, da rede de macrodistribuição e do acesso ao local. O R-8 Morro do Finder está orçado em R$ 7,21 milhões. A expectativa é que as obras estejam concluídas ainda no segundo semestre deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário