segunda-feira, 22 de março de 2010

Um projeto e oito jeitos de mudar o Mundo

Joinville assume compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Buscar soluções novas para antigos e novos problemas globais é um dos alicerces do Projeto do Milênio, movimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que traz um plano de ações concretas conclamando governos e sociedade a contribuir para que o mundo reverta o quadro de pobreza, fome e doenças opressivas que afetam bilhões de pessoas. Na semana passada, Joinville marcou seu compromisso com o movimento "Nós Podemos Joinville”. A solenidade de abertura do encontro aconteceu na quinta-feira (18) na AMUNESC. A Companhia Águas de Joinville foi representada pelo diretor comercial, Maristeu Pinto Davies.

São oito os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dentre os quais, erradicar a pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Conforme o diretor Maristeu Pinto Davies, a Companhia Águas de Joinville acompanha a abertura do Encontro Municipal do Movimento "Nós Podemos Joinville” ciente de suas responsabilidades com o meio ambiente de Joinville. “Garantir água de qualidade a 99% de nossos cidadãos é uma meta já alcançada. Mas, ainda temos muito que fazer em relação ao esgoto sanitário. Enquanto não alcançarmos níveis de tratamento de esgoto compatíveis com nosso desenvolvimento econômico, social e tecnológico não descansaremos”, disse.

Engajada com o ODM 7, que visa garantir a sustentabilidade ambiental, a Companhia contribui para que o Brasil atinja sua meta de reduzir pela metade a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e a esgotamento sanitário até 2015. Através de investimentos na área de educação ambiental e em obras de coleta e tratamento de esgoto, a Águas de Joinville pretende superar o patamar de 50% de cobertura sanitária até 2012, além de garantir a manutenção e ampliação da rede de distribuição de água que atualmente atende a 99% da população.

Movimento “Nós Podemos Joinville" reuniu vários setores Joinville

O Encontro do Movimento Nós Podemos Joinville reuniu no último dia 18, no auditório da Amunesc, representantes de empresas privadas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor. Os participantes conheceram a sistemática de trabalho do Movimento que vem se estruturando desde 2009, e a trajetória do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade criado em 2004.

A palestrante Ilda Beneder, representante do Movimento Nós Podemos Paraná, falou a respeito da importância da municipalização do movimento. "Temos que conhecer a realidade de cada cidade, impulsionar a mobilização local e estruturar cada movimento com a idéia de rede", frisa ela. A proposta é que os integrantes do Movimento Nós Podemos Joinville sejam atuantes na execução de projetos orientados pelos oito objetivos de desenvolvimento visando a melhoria da qualidade de vida.

Os oito jeitos de mudar o mundo, elencados na Declaração do Milênio, assinada em setembro de 2000 na Cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) por líderes de 190 países, devem ser alcançados até 2015. O primeiro e principal desafio é a eliminação da fome e a pobreza extrema do planeta.

As empresas, entidades e órgãos públicos que tenham interesse em participar do movimento na cidade podem entrar em contato com a presidente do Comitê Nós Podemos Joinville, Aline Moreira, pelo e-mail amoreira@unimedsc.com.br.
Após a adesão de outras empresas, instituições e órgãos públicos ao movimento, os integrantes começarão o planejamento estratégico de ações e projetos em favor dos oito objetivos de desenvolvimento e da população joinvilense.

Fonte: Assessoria de Comunicação Águas de Joinville - ACOM (com informações da SECOM/PMJ)

Nenhum comentário: