sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ansiedade e concentração na reta final do concurso de teatro

Alunos e professores fazem últimos ensaios antes da mostra competitiva nos dias 12 e 13 de setembro no teatro Juarez Machado

Com a avaliação de projetos da 5ª edição do Concurso Teatral Água para Sempre encerrada, o foco das escolas é a apresentação do espetáculo cênico. Na próxima semana, as escolas sobem ao palco do Juarez Machado para apresentar peças que resumem os resultados alcançados com os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos com as crianças.

Este ano, o concurso teatral Água para Sempre, único concurso de artes cênicas voltado a escolas em Joinville, instigou a consciência ambiental e a curiosidade pelo teatro em 4369 alunos da rede municipal de ensino. Com oito escolas e oito Centros de Educação Infantil (CEIs) concorrendo, o projeto conseguiu o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da relação harmônica entre o homem, a sociedade e o meio ambiente.
  
Flávio Andrade: "Não se esconda da luz"
A proposta do concurso também visa despertar nas crianças o gosto e curiosidade pela arte. Atuar num palco real, para uma plateia, utilizando efeitos especiais e visuais dignos de grandes apresentações é uma experiência rara para a maioria. Os professores ainda receberam capacitação para montagem de espetáculo e trabalharão durante as apresentações com o técnico de iluminação cênica Flávio Andrade. Flávio - que há quatro anos é técnico no concurso, já “iluminou” astros do teatro brasileiro como Ary Fontoura e Lima Duarte e trabalhou no 27º Festival de Dança Meia Ponta - dá uma dica importante aos atores mirins: não se esconda da luz. “A iluminação cênica não é feita apenas para iluminar o ator, mas para expressar uma linguagem referente ao espetáculo”, conclui.

Kely Brito,
atriz da companhia carioca
Amok Teatro

Outro importante ensinamento vem da atriz da Companhia Amok Teatro, Kely Brito, que está no elenco da peça “O Dragão”, um dos espetáculos da programação Aldeia Palco Giratório do SESC Joinville. Kely visitou a Companhia, conheceu o concurso e parabenizou o projeto. “Toda iniciativa para despertar a consciência ambiental, do outro e de si mesmo é brilhante. É uma experiência que deve ser compartilhada e quem pode ajudar de alguma forma deve fazê-lo”, conclui.













Luiz Alberto de Souza:
diretor presidente da Águas de Joinville
 Para o diretor presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza, a experiência única na região de unir crianças e teatro em favor do meio ambiente traz orgulho aos envolvidos. “A Companhia se sente honrada em contribuir, através do concurso Água para Sempre, para o desenvolvimento lúdico e para o exercício da cidadania ambientalmente consciente”, completa o diretor.

As apresentações classificatórias acontecem nos dias 12 e 13 de setembro e são abertas ao público. As escolas vencedoras farão a apresentação final na Noite de Gala, no dia 16, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado.

O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville, apoio da Secretaria Municipal de Educação, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Fundação Cultural e com o patrocínio da Tigre, Caixa Econômica e Governo Federal.


Escolas que se apresentam na mostra competitiva nos dias 12 e 13 de setembro:

Dia 12/09

- 9:30hs – Cei Marilene dos Passos
- 10:00hs – Cei Aventuras de Criança
- 10:30hs – Cei Pedacinho do Céu

- 14:30hs – Cei Odorico Fortunato
- 15:00hs – Cei Jardim Sofia


Dia 13/09

- 9:00hs – Escola Hans Dieter Schmidt (extensão)
- 9:30hs – Escola Hans Dieter Schmidt (sede)
- 10:00hs – Escola Bernardo Tank
- 10:30hs – Escola Eugênio Klug
- 11:00hs – Escola Fritz Beikendorf

- 14:30hs – Escola Dom Jaime
- 15:00hs – Escola Pedro Ivo Campos
- 15:30hs – Escola Saul Santana


Dia 16/09 – Noite de Gala às 19 horas

Nenhum comentário: