terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Após melhorias, ETA Cubatão é religada

Com o fim dos trabalhos dentro do prazo, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão voltou a produzir e bombear água para os reservatórios da cidade nesta terça-feira (28/12). Bairros como o Centro, Aventureiro e Petrópolis já comunicaram a normalização do abastecimento. Ainda assim, a Companhia Águas de Joinville informa que em regiões mais extremas ou altas da cidade o abastecimento se normalizará no decorrer da madrugada do dia 29/12.

A escolha da data
Apesar do mês de dezembro bater recorde de consumo com o calor e as limpezas de fim de ano, o período entre o Natal e o Ano Novo é historicamente o de menor consumo de água na cidade, como apontam as medições realizadas nos últimos anos pela Companhia. Por este motivo, mellhorias e manutenções programadas são operacionalizadas para esta época.

Serviços realizados
Durante a paralização desta terça, técnicos da Companhia realizaram a instalação e ampliação de novos sistemas elétricos, melhorias nas bombas de recalque de água tratada, manutenção em reservatórios e vistorias das válvulas de fechamento das adutoras. 


A parada foi anunciada há uma semana pelos meios de comunicação da Companhia e reforçada através de anúncios nas rádios e tv nos quatro dias que a precederam.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água). 


Outros dados:

ETA Cubatão
  • Opera com vazão de 1200 litros por segundo;
  • Atende cerca de 70% de Joinville;
  • Inaugurada em meados da década de 70;

Informe vazamentos: 0800 723 0300

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Acidente derruba energização da ETA Piraí e compromete abastecimento de água

Queda de árvores durante a madrugada interrompe a alimentação de energia elétrica e a produção de água

Na madrugada desta sexta-feira (24/12), árvores destruíram a rede de distibuição elétrica da Celesc que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí. A Celesc conseguiu chegar ao local e iniciar os reparos apenas pela manhã. 

Durante todo esse período, os reservatórios da zona oeste deixaram de ser abastecidos e o sistema de distribuição de água passou a alimentar as regiões comprometidas causando baixa pressão em pontos mais elevados da cidade. Os boosters (bombas), sem a pressão mínima, se desligaram automaticamente.

Com a religação da energia na ETA Piraí prevista para o fim da manhã, a produção de água será retomada e os reservatórios serão enchidos para conseguir atender a região oeste e liberar os reservatórios das demais regiões restabelecendo o sistema por completo, o que deve levar cerca de 24 horas. 

Até lá, a Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água).

Mais informações e solicitação de caminhão pipa podem ser feitas pelo 0800 723 0300.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A água que falta em sua torneira pode estar lavando a calçada de alguém

Estamos na fase do ano em que o consumo de água em Joinville sobe muito acima do razoável e da nossa capacidade de produção e armazenamento. Em determinadas horas do dia, a água bombeada pelas nossas estações de tratamento de água no Rio Cubatão e no Rio Piraí não está sendo suficiente para abastecer toda a cidade com a eficiência desejada, dado que muitos cidadãos aproveitam este momento para as costumeiras faxinas pré-natalinas. O problema é que lavar carpetes, muros, calçadas e até telhados neste momento significa comprometer o abastecimento para as necessidades mais essenciais nos extremos da rede, na periferia da cidade, ou nos locais mais elevados.

O alto consumo em regiões com abastecimento de água regular faz diminuir a pressão na rede. Dessa forma, a água não consegue chegar aos locais mais elevados e extremos da cidade. “Nessa época, as pessoas querem lavar suas calçadas, seus carros. A soma desse consumo prejudica o abastecimento de algumas regiões da cidade”, conta o coordenador do Sistema de Abastecimento de Água, engenheiro Cristian Ricardo dos Santos.

A Companhia Águas de Joinville tem trabalhado para a melhoria da capacidade de distribuição e reservação. Em 2011, dois megarreservatórios serão entregues, além da implantação da nova adutora que vai transportar mais água da Estação de Tratamento do Piraí. Com a conclusão dessas obras, a capacidade de reservação do município aumentará mais de 40%, minimizando problema nos próximos verões.

No entanto, apesar do esforço da Companhia, a melhor atitude neste momento é o uso racional da água. Entre outras ações, instale uma caixa de água de capacidade suficiente para pelo menos 24 horas, evite o desperdício e reaproveita a água da máquina de lavar roupa para lavar pisos e molhar plantas. Consumo consciente é dever de todos nós. Faça sua parte.


Você sabia?

As caixas d’água são um importante aliado para garantir o abastecimento ininterrupto de água em um comércio ou residência. Mas para isso, ela precisa estar dimensionada de acordo com o consumo dos usuários.

O consumo individual de água do brasileiro é maior do que a média mundial – revelou a Organização Mundial de Saúde (Dados de 2008). De acordo com a entidade, para higiene e consumo geral uma pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia. No entanto, no Brasil, o gasto é o dobro – 220 litros diários ou até mais. Em Joinville, conforme dados da coordenação de medição e cadastro da Águas de Joinville, a média é pouco menor que a brasileira, mais ainda acima da média mundial: 142 litros por pessoa. Ou seja, uma caixa de 500 litros seria insuficiente para suprir uma família com quatro pessoas durante um período de 24 horas.

Como a caixa d’água ameniza a interrupção no abastecimento?
Durante o dia, nos horários em que eventualmente a pressão diminui e a água não consegue chegar até determinados pontos da cidade, é a caixa d’água que vai garantir a quantidade necessária de água para suprir as atividades cotidianas. Durante a noite e madrugada, com a pressão restabelecida, a água chega a toda a cidade e reabastece as caixas d’água.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Parada total da Estação de Tratamento de água do Cubatão

Operações serão interrompidas para manutenção e modernização no dia 28/12

A Companhia Águas de Joinville comunica que está programada para terça-feira (28/12) a parada total da ETA Cubatão para manutenção e modernização do sistema de tratamento de água. A interrupção irá ocorrer das 7 às 17 horas. As regiões norte, leste e sul de Joinville serão as mais comprometidas, tendo suas condições normalizadas ao longo do dia 29.

Os técnicos da Companhia aproveitarão a interrupção das operações da estação de tratamento para instalação e ampliação de novos sistemas elétricos, melhorias nas bombas de recalque de água tratada, manutenção em reservatórios e vistorias das válvulas de fechamento das adutoras.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água) .


O quê: Parada Total da ETA Cubatão
Quando: 28/12 de 7 às 17 horas
Motivo: Manutenção e modernização do sistema de abastecimento de água
Informações: 0800 723 0300

Companhia trabalha em regime de plantão entre Natal e Ano Novo

Entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro a Companhia Águas de Joinville entrará em recesso e alguns dos serviços terão atendimento diferenciado nesse período. Manutenção da rede e religações de águas continuarão funcionando normalmente. A Central de Atendimento ao Público, no Centro, e as unidades avançadas de atendimento nos bairros não estarão funcionando. Porém, os usuários poderão solicitar serviços, avisar a ocorrência de vazamentos ou eventual falta de água através da central telefônica pelo número 0800 723 0300, que funcionará 24h, inclusive nos dias 24 e 31 de dezembro.

Nos dias úteis, entre os feriados, as obras de expansão nos bairros Espinheiros e Saguaçu continuam, inclusive a obra de construção da elevatória na rua Itaiópolis.

No bairro Vila Nova, as obras de expansão da rede de esgoto estão paralisadas e retomam suas atividades normalmente no dia 3 de janeiro.

Para quem precisar fazer o abastecimento de caminhões pipas, a compra dos “vales-água” poderá ser feita até o dia 22 de dezembro. Já o carregamento dos caminhões continuará normalmente.