quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Prefeito Carlito Merss visita obras da Companhia Águas de Joinville

Morro do Meio, Nova Brasília, Bom Retiro e Espinheiros são alguns dos bairros que têm obras em andamento

R-10: ajudará a estabilizar a oferta de água nas zonas Oeste e Sul
O prefeito Carlito Merss, acompanhado pelo presidente da Companhia Águas de Joinville, Atanásio Pereira Filho, e por técnicos da Companhia, visitou, na manhã desta segunda-feira (11/10), obras de saneamento básico em diversos bairros de Joinville. A primeira visita foi nas obras de drenagem pluvial da região do Morro do Meio. Em seguida, o prefeito visitou as obras do Reservatório R-10, localizado na rua Tupy, bairro Nova Brasília; as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário no Saguaçu; a obra do Reservatório R-8, no Morro do Finder; e, por último, as obras de implantação de esgotamento sanitário e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Espinheiros.

Durante a visita, o prefeito ressaltou a importância das obras de saneamento básico. “Estamos fazendo muito numa área que foi historicamente esquecida na cidade, como tratamento de esgoto, microdrenagem e abastecimento. Com a conclusão dos reservatórios, por exemplo, certamente diminuiremos em muito os problemas com falta de água pelos próximos 30 anos”, disse.
   
Foto: Mauro Arthur Schlieck/Secom
R-5, no Vila Nova: a mesma tecnologia será utilizada no R-8 e R-10
O Reservatório R-10, que terá capacidade para seis milhões de litros de água, está em fase de preparo do piso. Localizado na rua Tupy, o novo megareservatório vai abastecer os bairros Nova Brasília, Morro do Meio, São Marcos e Santa Catarina e proximidades, região com mais de 30 mil habitantes. Orçada em R$ 8 milhões, a obra inclui, além do próprio reservatório, a construção de uma subadutora, da rede de macrodistribuição e do acesso ao local. Assim que ficar o pronto, o R-10 vai liberar os reservatórios da zona sul da cidade, que poderão atender a região com mais eficiência. A obra do R-8, que fica no alto do Morro do Finder, também está em andamento.
Ambos os reservatórios serão construídos com chapas de aço vitrificado, tecnologia que permite maior racionalização de materiais durante a construção, além de aumentar a velocidade de execução do serviço. Além disso, a manutenção do novo material é menor e a vida útil das novas chapas é superior às antigas, feitas de concreto.

Nenhum comentário: