quarta-feira, 31 de julho de 2013

Falta de energia elétrica afeta abastecimento em nove bairros de Joinville

A Companhia Águas de Joinville informa que a falta de energia elétrica na região do Vila Nova, onde está localizada a Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí, vai comprometer o abastecimento de água nos bairros Vila Nova, São Marcos, Floresta, Nova Brasília, Morro do Meio, Anita Garibaldi, América, Glória e Santa Catarina.

Segundo a Celesc, equipes de manutenção estão trabalhando para solucionar o problema, mas não há previsão para restabelecimento do sistema.

A Companhia pede a compreensão de todos e reforça a necessidade de caixa d'água e do consumo consciente. Mais informações pela Central 0800 723 0300.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Atendentes da Companhia passam por treinamento nesta quarta (31)

A Águas de Joinville informa que todos os postos de atendimento da Companhia estarão fechados nesta quarta-feira (31/07), a partir das 12h, para realização de treinamento com os funcionários. O atendimento da central 0800 723 0300 estará funcionando normalmente, 24 horas, de forma gratuita.

“Aproveitaremos o período de baixa procura nas centrais físicas para realizar a reciclagem dos atendentes, que precisa ser feita periodicamente para garantir a qualidade do nosso atendimento à população”, afirma Alessandro Holthausen, gerente de relacionamento com o cliente da Águas de Joinville.

Na quinta-feira (1º/8), o expediente nos postos de atendimento volta ao normal.

Projeto Sanearte leva consciência ambiental para os bairros

Formar professores de arte que serão multiplicadores da importância do saneamento básico: este foi o objetivo da capacitação que aconteceu na segunda-feira (29), com professores de arte dos bairros Espinheiros, Anita Garibaldi, Nova Brasília e São Marcos. O treinamento faz parte do Sanearte, um projeto que levará arte e saneamento para os bairros por meio de oficinas artístico-culturais.

Além da apresentação feita pela agente socioambiental Aline de Oliveira, que falou sobre o trabalho feito pela Companhia Águas de Joinville, o produtor cultural Cristiano Nagel falou a respeito do projeto. “O objetivo é aproximar a comunidade do tema do esgotamento sanitário através de práticas artísticas”, afirmou. Os orientadores vão abordar a importância do esgotamento sanitário direcionando os temas que serão trabalhados dentro de seus segmentos artísticos.


Agora é com os professores. Serão 48 oficinas de arte, com duração de duas horas. Cada oficina terá, no máximo, 20 pessoas inscritas, de várias faixas etárias: jovens, adultos e idosos. Participam do Sanearte professores de música, dança, teatro, pintura, vídeo, artesanato, fotografia e desenho.

“Queremos provocar o agir, para que ocorram mudanças de atitude individuais e coletivas em prol da qualidade socioambiental, principalmente no que diz respeito ao bom uso da rede coletora de esgoto”, completou Aline.

Ao final das oficinas, estão programados diversos eventos que vão contar com a apresentação, de forma interdisciplinar, dos trabalhos resultantes dos cursos.
O projeto Sanearte é uma realização da Companhia Águas de Joinville e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal. 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mutirão de fiscalização identifica ligações irregulares de esgoto

Cerca de 35% das casas fiscalizadas
possuem ligações irregulares
Divididos em sete equipes, 28 fiscais da Companhia Águas de Joinville realizaram um mutirão em parte do bairro Espinheiros nesta semana, com objetivo de verificar a quantidade de ligações de esgoto irregulares. Dos cerca de 600 imóveis inspecionados, 215 (aproximadamente 35%) possuíam calhas e tubulações de escoamento pluvial ligadas diretamente à rede de esgoto.

Conectar a tubulação da água da chuva à rede de esgoto causa problemas como extravasamentos, refluxo nas residências (volta da água do esgoto às casas) e, além disso, pode sobrecarregar a estação de tratamento de esgoto do bairro, a ETE Espinheiros, com transbordamentos em dias de chuva forte. Nas casas, a água da chuva deve sempre seguir para a tubulação de drenagem.

“Através da telemetria, observamos no local uma grande quantidade de água de chuva na rede coletora”, diz o gerente de obras Michel Bitencourt. “O que a gente verificou são suspeitas. A Fundema agora vai fiscalizar se as suspeitas são mesmo procedentes”, explica. O órgão ambiental pode notificar e multar proprietários de imóveis que apresentam ligações de esgoto irregulares.

Por isso, em dias de chuva intensa, ocorrem transbordamentos na ETE Espinheiros, o que compromete o tratamento adequado do esgoto. Apesar deste problema, a estação tem atendido os parâmetros técnicos definidos, fazendo o tratamento correto do efluente, sem emissão de cheiro.

Os vereadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Buracos fizeram uma visita à estação nesta quinta (25). Os parlamentares Rodrigo Fachini, Maurício Peixer e Manoel Bento estiveram presentes, puderam conhecer as instalações da estação e comprovaram a ausência de odor no local.

Seis bairros têm abastecimento comprometido nesta quinta (25/7)

A Companhia Águas de Joinville informa que, nesta quinta-feira (25/7), o rompimento de uma adutora na rua Londrina, bairro São Marcos, vai interferir no fornecimento de água dos bairros Nova Brasília, São Marcos, Morro do Meio, Floresta, Anita Garibaldi e Santa Catarina.

Equipes da Águas de Joinville estão trabalhando no local. A previsão é de que a normalização do sistema nos bairros citados ocorra durante a madrugada de sexta-feira (26).

A Companhia pede a compreensão de todos e reforça a necessidade de caixa d'água e do consumo consciente. Mais informações pela Central 0800 723 0300.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Rompimento de adutora compromete abastecimento em nove bairros

O rompimento de uma adutora na Estrada do Atalho, no Vila Nova, durante a madrugada desta quarta-feira (24), pode prejudicar o abastecimento nos bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Floresta, Glória, Nova Brasília, São Marcos, Morro do Meio, Santa Catarina e Vila Nova.

Equipes da Águas de Joinville estão trabalhando no local. A previsão inicial é de que o conserto seja concluído no fim da tarde, e de que a normalização do sistema ocorra durante a madrugada de quinta (25).
A Companhia pede a compreensão de todos e reforça a necessidade de caixa d'água e do consumo consciente. Mais informações pela Central 0800 723 0300.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Três bairros têm abastecimento comprometido nesta terça (23)

A Companhia Águas de Joinville informa que o fornecimento de água ficará comprometido nesta terça-feira (23/7) nos bairros Bom Retiro, Santo Antônio e Saguaçu. A causa é um rompimento de rede na rua Tenente Antônio João (bairro Bom Retiro).

Equipes da Companhia já estão se dirigindo ao local.
A previsão é de que o abastecimento se normalize no decorrer do período da noite.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Águas de Joinville presta atendimento à comunidade do Espinheiros


Uma unidade de atendimento móvel da Companhia Águas de Joinville estará disponível para atender os moradores do bairro Espinheiros nesta sexta-feira, dia 19 de julho, e no período de 22 a 25 de julho, das 9h às 16h, na entrada da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Espinheiros. O objetivo é ouvir a comunidade e sanar todas as dúvidas.

O atendimento começou nesta quinta-feira (18). “Vim falar da cobrança da tarifa de esgoto. Mas o cheiro da estação melhorou bastante, antes nem dava para ficar perto daqui”, conta Gentil Haubricht, pintor, morador do bairro há cinco anos.

“A unidade também está apta para receber pedidos de ligações novas, deslocamentos de ramal, segunda via de faturas e parcelamentos”, informa Leonardo Kleczewski, atendente da Águas de Joinville.

Nesta quinta (18), foi retomada a cobrança da tarifa de esgoto, suspensa nos últimos 90 dias. O período foi destinado à realização de melhorias para reduzir o mau cheiro na estação, e também foi uma oportunidade para os moradores usarem essa economia para se conectar à rede coletora.


Unidade de atendimento móvel
Dia 19/7 (sexta) e de 22 a 25 de julho (segunda a quinta)
Das 9h às 16h, sem intervalo para almoço
Entrada da ETE Espinheiros, no final da Rua Francisco R. Miranda / lateral da rua Pref. Baltasar Buschle

Central da Águas de Joinville 0800 723 0300

Rompimento de rede compromete abastecimento em quatro bairros da cidade

Os bairros Bom Retiro, Santo Antônio, Saguaçu e Iririú terão abastecimento de água comprometido nesta quinta-feira (18) por causa do rompimento de uma rede de 300 mm na Av. Santos Dumont às 23h de ontem.

A finalização do conserto deve acontecer até as 15h de hoje, e a previsão é de que até a noite o sistema esteja normalizado. Durante o trabalho, o trânsito na região estará em meia pista.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Águas de Joinville retoma cobrança da tarifa de esgoto no Espinheiros

A Companhia Águas de Joinville retoma nesta quarta-feira (17) a cobrança pelo serviço de tratamento de esgoto no bairro Espinheiros. Durante três meses, a Companhia trabalhou para garantir qualidade do serviço no bairro. Várias ações contra o mau-cheiro da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) instalada na comunidade foram executadas.

Nos últimos 90 dias, a cobrança da tarifa de esgoto sanitário no Espinheiros ficou suspensa. A ideia era fazer com que cada morador usasse essa economia para se conectar à rede.
Cumprindo o prazo, a cobrança pelo serviço de tratamento de esgoto na fatura – 80% da tarifa de água – será retomada a partir desta quarta-feira (17).

Agora, a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) vai fiscalizar as residências para garantir que todos estejam corretamente conectados ao sistema.

Se o profissional contratado para executar a obra tiver dúvidas, ele pode entrar em contato gratuitamente com a Companhia pela central 0800 723 0300, disponível 24 horas, e solicitar uma visita técnica.
Informações sobre como efetuar corretamente a conexão do esgoto da casa à rede que passa na rua podem ser obtidas pelo site www.aguasdejoinville.com.br/esgoto_ligacao.php.

Representantes do bairro Espinheiros visitam estação

Técnicos da Companhia convidaram a população para conhecer melhor o sistema

O diretor operacional da Companhia Márcio Ravadelli (à esquerda) explica ao
vereador Dorval Pretti (à direita) o funcionamento da ETE Espinheiros

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Espinheiros já opera de maneira eficiente. Na tarde desta segunda-feira (15/7), representantes do bairro visitaram a unidade. A reunião serviu para mostrar todo o processo de tratamento de esgoto sem emissão de cheiro.

Nesta quarta-feira (17), a Companhia Águas de Joinville retoma a cobrança pelo serviço, que foi suspensa nos últimos 90 dias. Neste tempo, a ETE passou por ajustes. “Realizamos uma série de melhorias e o esgoto está sendo tratado de forma eficiente”, disse o gerente de obras da Companhia, Michel Bitencourt.
Em Joinville, a tarifa de coleta e tratamento do esgoto custa 80% do valor da fatura de água.

Bitencourt lembrou que a Companhia conta com a conscientização da população para que ligações sejam feitas de maneira correta. “A ligação de água da chuva na rede de esgoto ainda provoca problemas no tratamento do esgoto, o que pode causar extravasamentos e mau cheiro em alguns momentos”, explicou.
O vereador Dorval Pretti também participou do encontro. “Ouvi explicações técnicas e, agora, vamos levá-las à comunidade. Os moradores devem fazer sua parte, conectando-se corretamente à rede de esgoto”, falou.

Com investimento total de aproximadamente R$ 10 milhões e capacidade para atender mais de 10 mil pessoas, a Estação de Tratamento de Esgoto do Espinheiros foi inaugurada dia 20 de novembro de 2012. Ela foi planejada para não emitir mau cheiro durante o funcionamento. Agora, a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) vai fiscalizar as residências para garantir que todos estejam corretamente conectados ao sistema.

Rompimentos de rede comprometem abastecimento na cidade

A Companhia Águas de Joinville informa que está trabalhando em diversos consertos de rede na manhã desta terça (16).

Um reparo na rede de água, que ocorre desde o início da manhã desta terça, vai comprometer o abastecimento no Centro, em ruas próximas ao terminal central. A causa foi o rompimento de uma rede de 125 mm de diâmetro na Avenida Juscelino Kubitschek, quase esquina com a Rua Nove de Março.

Como o vazamento afetou o nível do reservatório R-0, que abastece a área central, poderá haver diminuição da pressão na rede dos bairros América, Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein, Floresta e Saguaçu.

As equipes da Águas de Joinville também estão trabalhando em outros consertos de rede, que podem comprometer o abastecimento nos bairros Guanabara, Nova Brasília, Floresta, Santa Catarina, parte do Petrópolis e parte do Itaum.

O sistema em todas as regiões será normalizado no decorrer do dia.
A Companhia pede a compreensão de todos e reforça a necessidade de caixa d'água e do consumo consciente. Mais informações pela Central 0800 723 0300.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Nova adutora do Piraí: remoção de rocha concluída


A Companhia Águas de Joinville concluiu a retirada da rocha encontrada durante a instalação da nova adutora do Piraí, na Rua XV de Novembro (bairro Vila Nova). A remoção da laje de pedra de 80 metros de comprimento, que teve início em maio (foto), foi feita sem uso de explosivos.

“Agora resta assentar a tubulação na vala que foi aberta”, afirma Helena Dausacker, engenheira sanitarista da Águas de Joinville responsável pela obra. O próximo passo é a travessia sobre os rios Águas Vermelhas e Motucas. A Companhia aguardava a construção de duas pontes para poder atravessar os rios com a adutora. No entanto, para agilizar a conclusão da obra, a Águas de Joinville vai construir a interligação de forma independente das pontes. A obra foi licitada e a empresa vencedora já foi contratada. “A previsão é de que a obra tenha início semana que vem”, conta.

Para a finalização da implantação da adutora, há duas interligações na Rua XV de Novembro a uma rede já existente, além da travessia da Rodovia do Arroz. A previsão é que a nova adutora esteja concluída até setembro de 2013. “Esperamos que os joinvilenses tenham uma melhor distribuição de água já no próximo verão”, completa Helena.

Nova adutora do Piraí
Orçada em mais de R$ 17 milhões, a nova adutora vai substituir a antiga tubulação, construída em 1952, mas ainda em uso na travessia do bairro Vila Nova. Com maior capacidade de vazão, a nova adutora deve melhorar a eficiência na distribuição de água na região Oeste, com reflexos positivos também na região Sul da cidade.

O trajeto do duto segue pela Estrada dos Morros, Estrada Comprida e pelo futuro binário do Vila Nova até chegar à BR-101. O trecho da adutora entre a ETA Piraí e o Reservatório do Vila Nova está concluído desde setembro de 2011; além disso, 98% da tubulação da nova adutora, no trecho do binário, já foi assentada.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ligações de celular temporariamente suspensas

A Companhia Águas de Joinville informa que as ligações de celular para a nossa central de atendimento 0800 723 0300 estão temporariamente suspensas. A causa é a mudança da operadora de telefonia Oi para a Embratel, vencedora da última licitação. A equipe da Embratel está trabalhando para solucionar o problema. A expectativa é que a central volte a receber ligações normalmente dentro das próximas horas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

CEI inaugura espaço pedagógico patrocinado pela Companhia Águas de Joinville

Deck pedagógico é um espaço destinado à leitura, contação de histórias e apresentações que
terão como tema a importância do uso racional da água e outros assuntos relacionados ao meio ambiente

As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Itaum, no bairro Floresta, certamente vão crescer mais conscientes do cuidado que devem ter com os recursos naturais. Nesta quarta-feira (3/7), o CEI inaugurou um sistema de captação de água da chuva e um deck pedagógico, construído ao redor de uma árvore, que fazem parte do projeto “Cantos e Encantos da Natureza”. O trabalho foi contemplado pelo edital de patrocínio da Companhia Águas de Joinville no primeiro semestre deste ano, com verba de R$ 7,6 mil.

A partir da instalação das caixas para captação de água da chuva, as professoras vão trabalhar com as crianças assuntos como o ciclo da água, poluição e contaminação, consumo e desperdício, entre outros. A intenção é que, com o desenvolvimento das atividades, os alunos compreendam a importância de usar a água potável para fins nobres, como matar a sede e preparar a comida, e a água da chuva para outras finalidades, como lavar calçadas, regar a horta e para as brincadeiras no verão.

As crianças do CEI Itaum fizeram uma apresentação com
a música Bicho Homem

O CEI Itaum já conta com uma horta vertical e uma lagoa com carpas, que são cuidadas pelas crianças. A sustentabilidade é assunto sempre presente nas aulas. “Já explicamos em sala que as pessoas precisam beber água potável, mas as plantas não. Agora vamos colocar isso em prática”, conta Leila Pauli Antes, coordenadora pedagógica do CEI. A água da chuva é captada por um cano que sai da calha, é armazenada em duas caixas d’água de 500 litros cada, e será usada pelas crianças para regar a horta.


O deck pedagógico, construído ao redor de uma árvore, também faz parte do projeto. O espaço servirá para apresentações, leituras e contação de histórias. “Cada pedaço do CEI é pensado como um espaço lúdico que pode ser usado no ensino de valores”, afirma Rosane.

O presidente da Companhia Águas de Joinville, Nelson Possamai, e o secretário municipal de educação, Roque Antônio Mattei, participaram da cerimônia de inauguração do projeto. Depois de assistir à apresentação das crianças, que dançaram a música Bicho Homem, Possamai falou sobre o projeto. “Estou encantado. Nós, da Águas de Joinville, nos sentimos muito orgulhosos em fazer parte da educação dessas crianças”. O secretário de educação ressaltou que mais trabalhos desses devem ser realizados. “Devemos multiplicar o que estamos vendo aqui hoje. Isso é essencial para fazer com que Joinville tenha uma vida sustentável no futuro”.

 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Projeto “Célula de Excelência” visa combater desperdício de água

Com o objetivo de reduzir as perdas de água e combater o desperdício, a Companhia Águas de Joinville desenvolveu um projeto-piloto chamado “Célula de excelência” – um espaço delimitado na cidade onde será utilizada toda a infraestrutura e capacidade técnica que a Companhia dispõe atualmente para combater as perdas.

O bairro Espinheiros foi escolhido para essa experiência por ser uma região isolada: há uma válvula na entrada do bairro que permite a medição da água que entra, com que pressão e com qual vazão. Uma espécie de força-tarefa, composta por técnicos da Companhia, vai detectar vazamentos ocultos do bairro, fazer vistorias detalhadas em busca de ligações irregulares, e fará a instalação de hidrômetros adequados para cada tipo de imóvel.

Em consequência desse trabalho, a expectativa é de que, com a redução das ligações irregulares, a pressão da água aumente. Consequentemente, os vazamentos ocultos serão encontrados com mais facilidade. Outro resultado esperado é que as pessoas que regularizam as ligações de água reduzam o consumo e o desperdício, o que na maioria das vezes acontece.

“Seria impossível implantar a ‘Célula de excelência’ na cidade inteira, em razão da grande quantidade de recursos para investir, falta de profissionais e impedimentos técnicos”, explica Cesar Rehnolt Meyer, gerente de operação e manutenção da Companhia. “O objetivo dessa ação no Espinheiros é ter um parâmetro para sabermos até onde podemos chegar, estabelecer uma referência para outras regiões de Joinville”, explica.

Uma das experiências bem sucedidas nesse sentido é o caso do Morro do Amaral. Durante o mês de abril, a Companhia esteve no local para um trabalho de regularização das ligações de água. Terminada a operação, as reclamações dos moradores com relação à falta de água diminuíram significativamente. “As perdas de água no Morro do Amaral reduziram 65%”, afirma Cesar.