quarta-feira, 26 de junho de 2013

Águas de Joinville lança novo edital para patrocinar projetos

Serão cinco cotas que totalizam R$ 130 mil. Inscrições vão até 2 de agosto

A Companhia Águas de Joinville está aceitando inscrições para seu edital de patrocínio do 2º semestre de 2013. Serão investidos R$ 130 mil, com recursos próprios da empresa, para apoiar projetos e eventos relacionados às atividades principais da Companhia, como abastecimento de água (produção e distribuição) e esgotamento sanitário (coleta e tratamento de esgoto), além das responsabilidades complementares (gestão e educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos).

As inscrições deverão ser feitas em formulário específico e entregues no endereço da sede da Companhia (Rua XV de Novembro, 3950 - Glória) até 2 de agosto. O edital completo, os formulários e anexos podem ser encontrados no site www.aguasdejoinville.com.br/patrocinio.php

O orçamento do edital está dividido em duas cotas de até R$ 20 mil, duas cotas de até R$ 25 mil e uma cota de até R$ 40 mil.

A publicação do resultado da seleção está prevista para o dia 25 de agosto de 2013.

Informações para inscrições: sistemas.gestao@aguasdejoinville.com.br


Além de patrocínio, a Companhia Águas de Joinville oferece apoios promocional e institucional para projetos e eventos. Veja quais são as modalidades:
a) Apoio  promocional  –  Considera-se  apoio  todo  e  qualquer  suporte  não-financeiro  com  o  objetivo  de  auxiliar a promoção de algum projeto ou evento. Exemplo: Fornecimento de copos de água, fornecimento de mão-de-obra etc.

b) Apoio institucional – Com o uso da logomarca sem investimento financeiro. As solicitações acima devem ser feitas diretamente à Companhia Águas de  Joinville, com correspondência endereçada à Diretoria da Presidência, justificando a relação do evento com a Companhia Águas de Joinville e as respectivas contrapartidas para a empresa. O pedido estará sujeito à avaliação dos setores responsáveis.

c) Patrocínio financeiro  –  Quando houver um investimento financeiro da Companhia Águas de Joinville. As cotas de patrocínio estão estabelecidas no item 7 do edital.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Cinco bairros da região central têm abastecimento comprometido nesta terça (25/6)

A Companhia Águas de Joinville informa que nesta terça (25) o abastecimento ficará comprometido nos bairros América, Glória, Anita Garibaldi, Saguaçu e Costa e Silva.
A causa é o rompimento de uma adutora. Equipes da Companhia já estão se deslocando para o local; a normalização do sistema está prevista para o início da noite.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Serviços de deslocamento de ramal e ligação de água estão temporariamente suspensos

Por causa das chuvas, os serviços de deslocamento de ramal e ligação de água estão suspensos. Assim que o tempo melhorar, as equipes da Águas de Joinville estarão nas ruas para seguir a programação de serviços. Contamos com a compreensão de todos.

Para mais informações, ligue para a central de atendimento da Águas de Joinville: 0800 723 0300.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente abre nesta quinta (20/6)

Um evento que valoriza as escolas ambientalmente sustentáveis: esta é a definição da “IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente”, cuja cerimônia de abertura ocorrerá nesta quinta-feira (20/6), às 8 horas, no Teatro Juarez Machado.

A Conferência tem o patrocínio da Companhia Águas de Joinville e é promovida pela Gerência de Educação, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR). O evento de abertura terá a presença de Guilherme Blauth, que ministrará o curso “Passo a passo da Conferência”.

Por meio de oficinas temáticas, o encontro tem por objetivo proporcionar embasamento conceitual e prático a mais de 130 escolas de ensino fundamental da rede pública estadual e municipal de Joinville. A conferência deve envolver mais de 250 alunos e professores.

O evento, cujo tema é “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, terá, de 24 a 27 de junho, a “Oficina dos quatro elementos (Terra, Fogo, Água e Ar) na Escola Sustentável”, na Sociesc.

Outra etapa da Conferência será a oficina Educomunicação, dias 1, 2, 4 e 5 de julho, também na Sociesc. O encerramento ocorrerá no dia 8 de julho, a partir das 8h30, no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville, com palestra de Marcos Sorrentino, do Ministério da Educação

A importância da limpeza periódica da caixa d'água

A água que chega à casa dos consumidores passa por um rigoroso controle de qualidade da Companhia Águas de Joinville. Pela cidade, há 209 pontos de análise, onde são colhidas amostras de água para verificação dos padrões de potabilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Assim como a Companhia limpa seus filtros, também é importante que os consumidores limpem suas caixas d’água, a cada seis meses, para manter a qualidade da água. “Limpar a caixa evita que eventuais partículas vindas da rede de abastecimento se acumulem no recipiente, o que pode ocasionar principalmente problemas gastrointestinais”, afirma Cristian Ricardo dos Santos, da Gerência de Produção de Água e Esgoto da Águas de Joinville. 


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Águas de Joinville anuncia mudança na fatura

Pagamentos em duplicidade serão creditados automaticamente na conta seguinte

À esquerda, modelo anterior da conta de água, com código de barras referente à conta em atraso e, à direita, como a fatura será emitida a partir de sábado (15)

As contas de água emitidas a partir do próximo sábado (15) sofrerão uma alteração, no caso de existência de débitos pendentes: o código de barras correspondente à conta em atraso não vai mais aparecer na fatura atual a ser paga.

Mesmo sem o código de barras referente ao débito, a conta apresentará uma notificação, com o valor, mês de referência da conta em aberto e a data limite para pagamento.

O cliente que tiver fatura em atraso pode entrar no site da Companhia www.aguasdejoinville.com.br e imprimir a segunda via gratuitamente, ou solicitá-la pessoalmente nos postos de atendimento, onde será cobrada uma taxa de R$ 1,97, que será somada à próxima conta de água.

A decisão de fazer a mudança foi tomada porque o modelo anterior dava margem a dúvidas, e alguns consumidores pagavam a conta atual em vez da conta em atraso. “Para evitar confusões, sempre orientamos os clientes para, se possível, colocar a conta de água em débito automático”, afirma o engenheiro sanitarista Antonio Zanon, gerente de faturamento e cobrança da Águas de Joinville.

Pagamentos em duplicidade serão devolvidos automaticamente
Nos casos em que a pessoa paga a mesma conta duas vezes, a Águas de Joinville criou um sistema que faz a devolução automática do valor pago a mais, e que entra em operação a partir de segunda (17). “Às vezes as pessoas pagam a mesma fatura duas vezes, por engano. Agora, elas não precisam mais entrar em contato com a Companhia para reaver o valor, pois o desconto será feito na próxima fatura de forma automática”, afirma Andréa Granater Fabre, gerente financeira da Companhia.

Se a fatura seguinte for menor do que o valor a ser ressarcido, a diferença é descontada na conta de água subsequente.

Para mais informações, entre em contato com a central de atendimento 0800 723 0300, disponível todos os dias, 24 horas.

Companhia Águas de Joinville lança fanpage


Um novo canal de comunicação com o público foi aberto nesta sexta (14): foi lançada a fanpage da Águas de Joinville, em que o usuário poderá ler, comentar e compartilhar as notícias relacionadas à Companhia. O endereço é www.facebook.com/AguasdeJoinville.

“O facebook é a rede social mais importante atualmente. A fanpage será uma ferramenta ágil para aproximar o público das obras e dos serviços realizados pela Companhia”, afirmou Diego Santos, assessor de comunicação da Águas de Joinville.

Além de criar fanpage, a Companhia terá participação ampliada no twitter. “Com a redução do espaço para o jornalismo impresso, a tendência é apostar cada vez mais nas mídias sociais ”, completou Diego.

Conserto pode comprometer abastecimento de água

Um conserto de vazamento na Rua Carlos Willy Boehm, no Santo Antônio, poderá comprometer o abastecimento no bairro e na região do América, Costa e Silva, Iririú, Jardim Sofia, Saguaçu, Bom Retiro e Zona Industrial Norte.

O conserto será numa rede de 140 milímetros de diâmetro, na região do Reservatório R-2. A previsão de finalização do conserto é no final da tarde.

A Companhia pede a compreensão de todos e reforça a necessidade de caixa d'água e do consumo consciente.

Informações pelo telefone 0800 723 0300.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Águas de Joinville manda mensagem a consumidor em atraso

Para evitar transtornos com a suspensão do serviço de água, a Companhia Águas de Joinville passa a enviar, a partir deste mês, mensagens via telefone celular (SMS) aos consumidores que tiverem débitos com atraso superior a 30 dias. A partir do recebimento da mensagem, o cliente terá dois dias para pagar a conta e evitar o corte. O prazo é contado a partir da notificação de débito emitida na fatura.

Em todos os casos, a Companhia destaca a importância de manter o cadastro atualizado. Para atualizá-lo, o cliente pode entrar no site http://www.aguasdejoinville.com.br/atend_virtual_cadastro.php e preencher os dados, ou ir a um dos postos de atendimento presenciais munido de CPF e RG. (relação abaixo)

 “O principal objetivo desta ação é evitar que o consumidor tenha a ligação de água interrompida por falta de pagamento”, explica Alessandro Holthausen, gerente do setor de relacionamento com o cliente da Companhia. Após o aviso, o cliente tem dois dias para acertar a dívida ou parcelar, conforme o caso. Esquecimento ou falta de atenção nas datas de pagamento podem gerar incômodos para todos.

Se ainda assim o consumidor esquecer-se de efetuar o pagamento, haverá o corte da ligação de água. Para solicitar a religação é preciso pagar o valor devido e, assim que a Companhia receber o aviso de recebimento do banco, é aberta uma ordem de serviço, a ser executada dentro de 24 horas (a partir do aviso do banco). Para agilizar o processo de religação a pessoa pode se dirigir a qualquer um dos postos de atendimento da Companhia e apresentar o comprovante de pagamento.

A Companhia já utiliza o SMS para outros fins, como agendar e avisar sobre as programações de serviços solicitados pelo cliente.

Postos de Atendimento
Centro – Rua 15 de Novembro, 780
Segunda a sexta, 8h30 às 16h30

Boehmerwald - Rua Universidade, 355
Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

Comasa - Rua Albano Schmidt, 4932
Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

Pirabeiraba - Rua Joinville, 13500
Segunda a sexta, 7h30 às 12h e 13h às 15h30

Vila Nova - Rua São Brás, 184
Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Concurso Água para Sempre: curso de montagem teatral teve início nesta segunda (10/6)

A professora Ruth Behling Machado, do CEI Bem-me-Quer (D), faz exercício de interpretação
sob a supervisão de Rosane Bonaparte (de costas), que ministra o curso de montagem teatral

A primeira oficina de montagem teatral, atividade do 7º Concurso Água para Sempre, reuniu 64 professores nesta segunda (10/6) no teatro Juarez Machado. Eles aprenderam um pouco sobre técnicas e práticas de interpretação, para poder passar esse conhecimento a seus alunos em sala. A capacitação, não obrigatória, teve carga horária de oito horas.

Depois de um exercício de relaxamento, os participantes fizeram exercícios para representar sentimentos como decepção e raiva. Ruth Behling Machado, professora do CEI Bem-me-Quer, fez um dos exercícios. “Foi uma experiência única. O desafio agora é passar isso para crianças tão pequenas como as crianças com que trabalho”, disse Ruth.

Uma das dicas dadas por Rosane Bonaparte, professora  da oficina e diretora da Casa da Cultura, é de que as crianças podem escrever o próprio texto, as próprias cenas, para que suas falas não pareçam decoradas e artificiais. Ela lembra também que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o fato de a criança ser naturalmente indisciplinada. “Teatro é disciplina. Mas, por outro lado, tudo é jogo, e criança gosta de jogar”, afirmou Rosane.

Ela disse ainda que o mais importante é que as crianças entendam e se descubram na linguagem teatral. “Os alunos não devem se sentir pressionados e ansiosos para ganhar o concurso”, completou.

A semana de eliminatórias será em setembro, e a grande final será realizada em outubro. O Concurso teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Fundema e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Concurso teatral Água para Sempre 2013
Todos os anos a Companhia Águas de Joinville promove o concurso teatral Água para Sempre, para incentivar alunos da rede municipal a refletir sobre a preservação da água e do meio ambiente. A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, os trabalhos que são desenvolvidos em aula, durante o processo de criação das peças. O tema deste ano será “Água no país da Copa”.

Neste ano, 56 escolas municipais vão subir ao palco e mostrar todo seu talento e criatividade. Haverá quatro categorias: A (CEI – turmas de berçário e maternal), B (CEI – turmas de 1º e 2º períodos), C (alunos do ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e D (alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano). A categoria A não apresentará peça teatral, mas deverá elaborar um vídeo de até três minutos com o resumo das atividades desenvolvidas durante o projeto.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ruas interditadas para obras de saneamento

A Companhia Águas de Joinville continua com obras de expansão da rede coletora de esgoto. Por isso, importantes ruas da cidade serão totalmente interditadas neste sábado e domingo.

A Companhia pede atenção aos motoristas para que transtornos no trânsito sejam evitados. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

Período: sábado (8) e domingo (9) – das 7 às 22 horas

Locais
Rua Dona Francisca (entre as ruas Fortaleza e Des. Guilherme Abry)
Av. Aluísio Pires de Condeixa (entre as ruas Fortaleza e Desembargador Guilherme Abry)
Rua Dom Bosco (entre as ruas Piratuba e Av. Santos Dummont)
Rua Nova Trento
Rua General Câmara

Águas de Joinville oferece atendimento especial

Programa pró-acessibilidade possibilita atendimento em domicílio e por email

As pessoas que precisam do atendimento da Águas de Joinville,
e possuem mobilidade reduzida, podem solicitar atendimento em casa

A dificuldade dos que têm alguma limitação física não está somente no local de destino, mas também no caminho até chegar lá. Baseado nessa ideia a Companhia Águas de Joinville criou o programa Pró-Acessibilidade, que visa ajudar pessoas com dificuldade de locomoção que solicitam serviços nos postos de atendimento. O programa, idealizado por funcionários da Águas de Joinville, acumula resultados expressivos: em três meses já soma 108 atendimentos não presenciais.

O atendimento realizado na casa do cliente ou por e-mail é uma das ações do programa e tem como objetivo evitar que pessoas com dificuldade ou impossibilidade de locomoção tenham que ir até as centrais de atendimento. Dos 108 atendimentos, três foram realizados com a unidade móvel, na residência do cliente, e o restante por e-mail.

Por mês, são feitos cerca de 30 atendimentos diferenciados. “Equivale a dizer que conseguimos tirar de nossas filas mais de um idoso por dia”, afirma João Abeid Filho, um dos idealizadores do programa. A ideia surgiu em 2012, quando João viu duas senhoras que chegavam ao atendimento do centro com muita dificuldade. “Aquilo me sensibilizou. Se o transporte de casa até o centro era um sofrimento, então não poderíamos tratar de acessibilidade apenas no nosso prédio”, conta.

O primeiro passo do projeto foi fazer parcerias com entidades representativas, como o Centro de Convivência do Idoso, a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEVI) e a Secretaria de Assistência Social (SAS). “A partir do contato com esses grupos, começamos a entender quais eram suas demandas e o que teríamos que fazer para atendê-los melhor”, explica Alessandro Holthausen, gerente do setor de Relacionamento com o Cliente da Companhia.

O grupo desenvolveu, então, uma cartilha de orientação para os funcionários que trabalham no atendimento. O material contém informações sobre como lidar com diferentes situações – com pessoas idosas, com deficiência visual, auditiva, intelectual e gestantes. Para este ano, a intenção é promover também um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos atendentes.

Alessandro explica a importância do programa: “Ele quebra os paradigmas de que acessibilidade é apenas uma adequação da estrutura física de um local. Acessibilidade é também a sensibilidade em identificar a dificuldade do outro e oferecer a ele ajuda para resolver seus problemas”.

Idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo podem entrar em contato com a Companhia Águas de Joinville pelo 0800-723-0300 e agendar um atendimento diferenciado. A Companhia ressalta que somente as pessoas com dificuldades de locomoção podem solicitá-lo. “Já aconteceram casos em que fomos até a casa da pessoa e constatamos que não havia necessidade desse tipo de atendimento. Alertamos e não retornamos em outras ocasiões”, explica Alessandro.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais água e esgoto tratado no Jardim Paraíso


A Águas de Joinville vai contemplar o bairro Jardim Paraíso com projetos de saneamento básico. A missão da Companhia é fortalecer o abastecimento de água da região e finalizar as obras de esgoto, que ficaram paradas durante cinco anos por questões burocráticas.

Um importante passo é concluir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Paraíso. O contrato de construção da ETE foi assinado em 21 de dezembro de 2004, e a primeira ordem de serviço emitida em 26 de janeiro de 2005. O serviço foi paralisado cinco vezes durante a execução. Após a rescisão contratual entre a Prefeitura e a empreiteira responsável pela estação, em abril, a Companhia assumiu os trabalhos.

Quando pronta, a ETE vai atender os bairros Jardim Paraíso, Cubatão e Jardim Sofia, beneficiando aproximadamente 32 mil pessoas. Toda a parte de construção civil da estação já está pronta, faltando apenas a colocação do sistema eletromecânico e hidráulico.

A implantação da rede coletora nos bairros Jardim Paraíso, Jardim Sofia e Vila Cubatão está praticamente concluída, mas deve passar por reparos por causa do longo período sem operar. “É muito tempo sem uso e as obras nas ruas devem ter comprometido a estrutura da rede. Temos de fazer um diagnóstico para sabermos o que precisa ser feito e o quanto vamos investir”, disse o engenheiro Felipe Vieira de Luca, da Águas de Joinville.

A Companhia também elabora um projeto para a colocação de 1,2 mil metros de rede de abastecimento de água. A tubulação começa na Estrada Timbé e vai até o final da Rua Júpiter. A obra vai melhorar sensivelmente o abastecimento no Jardim Paraíso, mesmo após a instalações dos conjuntos habitacionais Rúbia Kaiser 1 e 2 na região.

“Melhorar o atendimento no Jardim Paraíso é uma das prioridades da Companhia. Conseguimos destravar as obras da construção da estação de tratamento. Também vamos melhorar consideravelmente o abastecimento de água naquela comunidade”, falou Vieira.


Cronograma das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Jardim Paraíso (bairros Jardim Paraíso / Jardim Sofia / Vila Cubatão)
Outubro de 2013
Fim da licitação para projetos e diagnósticos da rede coletora e ETE
Começa a execução do projeto e do diagnóstico da rede coletora e da ETE

Junho de 2014
Fim da execução do projeto e do diagnóstico da rede coletora e da ETE
Começo da licitação das obras

Outubro de 2014
Fim da licitação das obras
Começo das obras

Setembro de 2015
Fim das obras
Começo da pré-operação

Abril de 2006
Fim da pré-operação e a estação passa a operar normalmente

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Teatro ensina crianças noções de preservação ambiental

Um peixinho verde que não quer viver na água suja começa a cantar uma paródia de Michel Teló: “Nossa, nossa, assim você me mata”. As crianças riem e já se descontraem. Assim começa o teatro de bonecos “Vicentino no Mistério das Águas”, apresentado por Thaís da Silva e Vanessa Vieira, agentes socioambientais da Companhia Águas de Joinville. A peça foi assistida nesta quarta (5/6) por um público curioso e atento de 75 alunos do 1º, 2º e 3º anos da Escola Municipal Aluízius Sehnem, no bairro Espinheiros.

Os pequenos tiraram muitas dúvidas depois da apresentação. “O teatro instiga a curiosidade das crianças e dá a elas a oportunidade de aprender mais sobre água e o meio ambiente. Reforçamos essa ideia em sala e elas levam para casa, cobrando atitudes mais conscientes dos pais”, afirma Reginaldo Rodrigues, supervisor da Escola Aluízius Sehnem.

Também nesta quarta-feira, a equipe da Águas de Joinville falou sobre as atividades da Companhia na palestra “Água e Esgoto, uma atitude consciente” para alunos do 6º ano da Escola Municipal José Antônio Navarro Lins, no bairro Comasa. “Hoje aprendi que a gente tem que cuidar melhor da nossa água”, disse Pedro Henrique Leodoro, de 12 anos. Depois, cerca de 120 alunos se encantaram com o teatro de bonecos.

Durante a semana, as atividades serão feitas com alunos da Escola de Educação Básica Dr. Georg Keller, no Jardim Iririú, e Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, no Espinheiros. A ação faz parte das comemorações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

Criados para crianças da educação infantil e séries iniciais da rede municipal, estadual e privada de ensino, o teatro de bonecos e a palestra “Água e Esgoto, uma Atitude Consciente” tratam da importância da preservação da água e do tratamento de esgoto para melhorar a qualidade de vida da população.

Novos olhares sobre o Piraí

Uma exposição fotográfica da região do Piraí, patrocinada pela Águas de Joinville, é atração no Shopping Cidade das Flores, próximo à entrada da Rua João Colin. A mostra, organizada em homenagem à Semana do Meio Ambiente, permanece no local até 6 de junho.

São vinte imagens da região do Piraí – cujo rio abastece 30% da cidade de Joinville –, que retratam suas belezas e também o impacto do uso dos rios como fonte de lazer.

Foto: Gisela Fialkowski
“O objetivo da exposição é sensibilizar toda a comunidade, e principalmente banhistas e visitantes que fazem uso do rio Piraí para recreação. As pessoas precisam ter consciência de que o Piraí é de todos e todos precisam preservá-lo”, afirma Marisa Koch, presidente do Instituto Socioambiental Rio dos Peixes, entidade responsável pelo projeto.

A exposição de fotos, que será itinerante, também fará parte do evento em comemoração ao aniversário do bairro Vila Nova, dia 6 de julho.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cinco bairros têm abastecimento comprometido nesta terça (4/6)

A Companhia Águas de Joinville informa que o fornecimento de água ficará comprometido nesta terça (4/6) nos bairros Boehmerwald, Itinga, Petrópolis, Profipo e Santa Catarina. A causa é um vazamento encontrado na rede da R. Santa Catarina esquina com R. Waldemiro José Borges (bairro Santa Catarina).

Equipes da Companhia já estão se dirigindo ao local. A previsão é de que o abastecimento se normalize no decorrer do período da noite.

Ligações clandestinas podem causar desabastecimento e contaminação na rede de água


Todos os meses mais de 13 milhões de litros de água são recuperados pela Companhia Águas de Joinville no combate às fraudes de ligação de água. A descoberta de ligações clandestinas – os famosos “gatos” – e de intervenções ilícitas nos hidrômetros recupera, mensalmente, o equivalente a mais de quatro piscinas olímpicas. O mesmo volume de água é capaz de abastecer 1.280 famílias durante um mês.

O programa Caça-fraudes é uma das ações da Companhia no combate às perdas de água. Desde o início do programa, em outubro de 2009, até abril deste ano, 1.707 ligações irregulares foram retiradas em toda cidade. “As fraudes mais comuns são irregularidades no hidrômetro, ligações diretas da rede de abastecimento e desvios de água antes do hidrômetro”, explica Antonio Francisco Zanon, engenheiro sanitarista da Companhia.

“Quem frauda compromete o abastecimento de toda a cidade e, dependendo do tipo de intervenção, pode contaminar a rede pública de água. As fraudes também contribuem para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento de água. Por isso, é fundamental que as pessoas se empenhem nesta luta e denunciem o furto de água na sua rua ou no seu bairro”, afirma Zanon.

Durante o mês de abril, a Companhia esteve no Morro do Amaral para regularização das ligações de água. Terminado o trabalho, as reclamações dos moradores da região com relação à falta de água diminuíram significativamente.

“Quando regularizamos as ligações é comum que as pessoas passem a desperdiçar menos água. Além disso, é possível descobrir outros problemas, como vazamentos, que antes não eram detectados. A solução desses casos permite uma melhor distribuição da água e maior pressurização do sistema, permitindo que a água chegue a pontos mais altos ou mais distantes”, explica Bernardo Theodoro Santos Dutra, fiscal da Águas de Joinville.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Lixo encontrado na rede de esgoto causa prejuízo e transtornos à população

Lixo que chega à ETE Espinheiros: limpeza é feita duas vezes por dia

Todos os dias, materiais de todo tipo – fraldas, absorventes, brinquedos, preservativos e até animais mortos – são recolhidos das redes de esgoto em Joinville. Esse mau hábito causa diversos transtornos, dentre eles entupimento da rede coletora, retorno do esgoto aos imóveis, vazamento na rua e mau cheiro.

A necessidade de desobstruções frequentes impacta diretamente no custo de manutenção das redes. “A empresa responsável por fazer a limpeza cobra um valor por serviço, que poderia ser dispensado se a população se conscientizasse de quanto o lixo causa danos na rede coletora”, afirma César Rehnolt Meyer, gerente de operação e manutenção da Águas de Joinville.

“Em certos locais, a limpeza da rede de esgoto tem de ser feita semanalmente, chegando a ser realizada, em alguns pontos, dia sim, outro não”, afirma a técnica em saneamento Dalva Schnorrenberger. A manutenção é feita para retirar lixo e também o óleo descartado pela pia, o que frequentemente ocorre em locais próximos a restaurantes.

“O óleo solidifica e forma crostas, que obstruem a tubulação”, explica. Cerca de 30% das reclamações de entupimento de rede têm como causa o óleo de cozinha jogado na pia ou vaso sanitário. Mesmo com o trabalho de educação ambiental que é feito pela Companhia, são grandes as quantidades de gordura e lixo encontradas nas redes.

O lixo jogado na rede que vai até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba fica retido em cestos nas estações elevatórias – locais que bombeiam o esgoto até as estações – e precisa ser retirado mensal ou quinzenalmente por uma empresa terceirizada.

Parte do que é jogado na rede coletora consegue chegar à outra estação de tratamento de esgoto. Na ETE Espinheiros – uma estação nova com baixo número de ligações, que ainda não funciona a plena carga – já são encontrados diariamente papéis higiênicos, preservativos, embalagens, tampas de plástico, papéis de bala e até pedaços de brinquedos.

A retirada desse lixo grosseiro é feita duas vezes por dia, de manhã e à tarde. “Conseguimos tirar manualmente a maior parte dos sólidos, mas cabelos e pequenos plásticos podem ultrapassar a primeira fase do tratamento de esgoto, que é o gradeamento. A sujeira pode entrar e danificar as válvulas, ou queimar o rotor das bombas”, afirma Rafaela Machado Soares, técnica em saneamento da Águas de Joinville. A limpeza nas hélices dos misturadores também deve ser feita constantemente, pois um detrito acumulado pode danificar todo o sistema.

Em 2011, sacos de lixo, tubos de cola e até rodinhas de brinquedo foram alguns dos objetos removidos das tubulações do então recém-inaugurado sistema de coleta e tratamento de esgoto do Morro do Amaral. O mau uso do sistema coletor, por parte de alguns moradores, provocou o travamento e queima de pelo menos duas estações elevatórias das cinco que existem na localidade.



Um filtro para educar a população
Com base na quantidade de ordens de serviço abertas para consertos de vazamentos na rede coletora, a Companhia Águas de Joinville criou, em parceria com uma empresa especializada em PVC, um filtro educador.  Desenvolvido no ano passado, o dispositivo é instalado entre a rede do cliente e da Companhia e permite que sejam retidos os resíduos médios e grandes, deixando a água escoar normalmente.

Primeiramente, foram instalados filtros nas duas sub-bacias que mais apresentaram problemas na rede de esgoto. A instalação dos equipamentos aconteceu no dia 23 de outubro do ano passado e a partir desta data passaram a ser monitorados. Assim que foram descobertos os imóveis que causavam prejuízo à rede coletora, a coordenação de educação socioambiental da Companhia foi avisada para que realizasse a abordagem domiciliar e orientasse os moradores quanto ao uso adequado da rede.

Segundo Dalva, o filtro não é um dispositivo fixo, mas apenas um identificador do problema. “O filtro é um educador ambiental. Através dele achamos o problema, mas o que resolve a situação é a conscientização das pessoas”, afirma.