quarta-feira, 27 de março de 2013

Serviço de 0800 estará ativo durante o feriado de Páscoa

Os postos de atendimento da Águas de Joinville terão ponto facultativo nesta quinta (28) e sexta (29), que antecedem o feriado de Páscoa.

As emergências e solicitações de serviço poderão ser feitas pelo 0800 723 0300, central disponível 24 horas, todos os dias. O serviço é gratuito.

Serviços que podem ser solicitados pelo 0800 723 0300:
• Informações de fatura
• Reparos de vazamento na rua
• Conserto de ramal e cavalete
• Esclarecimentos em geral

Serviços que podem ser solicitados via site:
- Faturas já pagas
Possibilita a consulta da referência (mês da conta), data de vencimento, data de pagamento, banco, agência e valor das últimas 6 contas pagas.

- Débitos pendentes e 2ª via
Opção que permite consultar todas as contas vencidas e ainda não pagas, e a impressão da segunda via destas contas.

- Faturas a vencer e 2ª via
Opção que permite consultar todas as contas que estão para vencer.

- Leitura do consumo
Consulta que apresenta os detalhes dos 12 últimos consumos.

Acidente de trânsito deixa duas ruas sem abastecimento de água no João Costa

Um acidente de trânsito destruiu a motobomba de água que abastece as ruas João Bernardino da Silveira e José Marcos Vieira, no bairro João Costa. O motorista segue internado em estado grave.

Após capotamento, o veículo destruiu a caixa de concreto que protege o equipamento e, em contato com a água, o painel de controle foi totalmente destruído. A Companhia está providenciando a manutenção em caráter de emergência e a previsão de retorno do funcionamento da motobomba é no início da tarde de quinta-feira (28), após realizados todos os testes.

Até a conclusão da obra, a Companhia solicita aos moradores que utilizem a água com consciência e, em caso de desabastecimento, entrar em contato com o atendimento via 0800 723 0300. A ligação é gratuita.

Inscrições abertas para o Concurso Água para Sempre


A Escola Municipal João Costa foi uma das vencedoras da categoria B (1º ao 5º ano) em 2012

Começa nesta quarta (27/3) o período de inscrições para o concurso teatral Água para Sempre, promovido pela Águas de Joinville. Direcionado a estudantes de escolas municipais, de zero a 14 anos, este ano o concurso terá como tema “Água no país da Copa”. Os alunos terão o desafio de associar, por meio da linguagem teatral, o campeonato mundial de futebol à importância do bem mais precioso do planeta – a água.

As inscrições começam dia 27 de março e vão até 10 de maio. A comissão organizadora espera superar a marca recorde de 2012, quando 44 escolas e CEIs se inscreveram.

“O objetivo do concurso é o envolvimento cada vez maior das pessoas, e que a preservação da água seja uma questão trabalhada nas escolas de forma frequente, que os alunos realmente aprendam. Nada melhor que incentivá-los com o tema Copa do Mundo, tão atual e estimulante para crianças e jovens”, diz Alessandra Mendes, coordenadora de educação socioambiental da Companhia Águas de Joinville.

A semana de eliminatórias será em setembro, e a grande final será realizada em outubro. O Concurso teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Fundema e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Concurso Água para Sempre 2013
Todos os anos a Companhia Águas de Joinville promove o concurso teatral Água para Sempre, para incentivar alunos da rede municipal a refletir sobre a preservação da água e do meio ambiente. A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, os trabalhos que são desenvolvidos em aula, durante o processo de criação das peças.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo email concursodeteatro@aguasdejoinville.com.br. Neste ano haverá quatro categorias: A (CEI – turmas de berçário e maternal), B (CEI – turmas de 1º e 2º períodos), C (alunos do ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e D (alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano). A categoria A não apresentará peça teatral, mas deverá elaborar um vídeo de até três minutos com o resumo das atividades desenvolvidas durante o projeto.

A Companhia Águas de Joinville oferece capacitação, não obrigatória, para os orientadores dos grupos com os cursos de portfólio virtual (publicação na internet dos trabalhos realizados em sala) e de montagem teatral, com carga horária de 30 horas. Serão escolhidas três peças vencedoras por categoria, com prêmios para a escola, coordenadores e alunos participantes.

Cronograma
• Inscrições: de 27 de março a 10 de maio
• Publicação de projetos e portfólios: até o dia 13 de setembro de 2013
• Seleção: 23 a 27 de setembro de 2013
• Abertura: 23 de setembro de 2013
• Divulgação do resultado: 29 de setembro de 2013
• Tarde dos campeões: 19 de outubro de 2013

terça-feira, 26 de março de 2013

Rua Américo Vespúcio interditada para obras de saneamento

Nesta semana (25 a 31/3), a Rua Américo Vespúcio (Nova Brasília) terá o trânsito interditado total e temporariamente para realização de obras de saneamento. Será permitido apenas trânsito local. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

Interdição TOTAL e temporária
Rua Américo Vespúcio, entre as ruas Cidade de Planaltina e marginal da BR-101
25 a 31/3/2013
Das 7 horas às 19 horas

Pontos de bloqueio total:
Rua Américo Vespúcio com marginal da BR-101 (bloqueio total, desvio à direita ou à esquerda seguindo pela Rua Cerro Azul ou Rua Plácido Affonso Rausis);
Rua Américo Vespúcio com Rua Cidade de Planaltina (bloqueio total, desvio à direita, acesso a BR-101 pela Rua Plácido Affonso Rausis).

segunda-feira, 25 de março de 2013

Cinco ruas do Bom Retiro serão interditadas para obras de saneamento

Nesta semana (25 a 31/3), cinco vias do bairro Bom Retiro terão o trânsito interditado total e temporariamente para realização de obras de saneamento. Será permitido apenas trânsito local. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

Interdição TOTAL e temporária
Serv. Carlos Welter
Serv. Augusto Rohden
Rua Vilas Lobos
Rua Teixeira de Freitas
Rua Palmitos

25 a 31/3/2013
Das 7 horas às 19 horas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Companhia conserta vazamento na adutora

A Companhia Águas de Joinville finalizou o conserto na adutora que rompeu durante a madrugada desta sexta-feira (22), na esquina das ruas Florianópolis e Valença, no bairro Itaum. Assim, a Estação de Tratamento de Água do Cubatão volta a funcionar com sua capacidade máxima.

Mas o abastecimento de água na região sul da cidade – bastante afetada com o rompimento da adutora – só será normalizado durante o final de semana.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e pede o uso racional da água nos bairros da zona sul, evitando gastos desnecessários, contribuindo com a normalização do sistema.

A Águas de Joinville também reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Confira as ruas que estarão interditadas para obras neste fim de semana

No próximo fim de semana (23 e 24/3), seis ruas de Joinville terão o trânsito interditado temporariamente para realização de obras de saneamento. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

Interdição TOTAL e temporária
Rua Tenente Antônio João com Rua Assis Brasil
Rua Tenente Antônio João com Rua Ouro Verde

23 e 24/3/2013
Das 7 horas às 19 horas

- Bloqueio total para realização de travessias
- Permitido trânsito local




Interdição TOTAL e temporária
Rua Otto Pfuetzenreuter, entre as ruas Vice prefeito Carlos Garcia e Paulo Liermann

23 e 24/3/2013
Das 7 horas às 22 horas

Pontos de bloqueio total
- Rua Otto Pfuetzenreuter com Rua Vice prefeito Carlos Garcia (bloqueio total, desvio à esquerda seguindo pelas ruas Bem-te-vi, Andorinhas e Paulo Liermann);

- Rua Otto Pfuetzenreuter com Rua Paulo Liermann (bloqueio total, desvio à direita, seguindo pelas ruas Paulo Liermann, Andorinhas e Bem-te-vi).





Interdição TOTAL e temporária
Rua Hermann Lange, entre as ruas Vice prefeito Luiz Carlos Garcia e Rui Barbosa

23 e 24/3/2013
Das 7 horas às 22 horas

Pontos de bloqueio total
- Rua Hermann Lange com rua Vice prefeito Luiz Carlos Garcia (bloqueio total)
- Rua Hermann Lange com Rui Barbosa (bloqueio total)




Interdição TOTAL e temporária
Rua Walmor Harger, entre as ruas Almirante Jaceguay e Inambu

23 e 24/3/2013
Das 7 horas às 22 horas

Pontos de bloqueio total
- Rua Inambu com rua Walmor Harger (bloqueio total)
- Rua Alm. Jaceguay com Rua Walmor Harger (bloqueio total)




Interdição PARCIAL e temporária

Rua Marquês de Olinda, entre as ruas João Pessoa e Almirante Jaceguay
Rua Prudente de Moraes, entre as ruas Dr. João Colin e Gen Polidoro


23 e 24/3/2013
Das 7h às 19h



Águas de Joinville inaugura primeira trilha ecológica em área de proteção ambiental

 São 200 metros de extensão em uma área de 7.160 m² de Mata Atlântica

Alunos da Escola Municipal Fritz Benkendorf conheceram a Trilha das Águas

A primeira trilha ecológica em uma área de proteção ambiental, onde está localizada a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (22/3). São 200 metros de extensão em uma área de 7.160 m² de Mata Atlântica. O evento contou com a apresentação do coral Voz da Água e com a presença de alunos da Escola Municipal Fritz Benkendorf.


A bióloga Patrícia de Luca acompanhou os presentes
na primeira visita à trilha

Quem visitar a trilha vai encontrar pontos batizados com nomes de espécies locais: são cinco pontes (Ponte Riacho da Tartaruga, Ponte Tucano-de-Bico-Verde, Ponte Sangueiro, Ponte Macureiro e Ponte Beija-Flor-Rajado) e um deck (Descanso Laranjeira-do-Mato). Entre os exemplares mais significativos, além dos que emprestam os nomes às pontes e ao deck, podem ser encontrados veados-do-mato, iguanas, tangarás, saíras-sete-cores, sabiás e esquilos. Da flora, há licuranas, estopeiras, figueiras-mata-pau, palmitos e bromélias.
 
O trajeto foi planejado para orientar e ensinar crianças e adultos sobre as relações entre o ser humano e a natureza, o tratamento de água e sua conexão com um ambiente preservado. As visitas serão guiadas por agentes socioambientais e estagiários da Coordenação de Educação Socioambiental da Águas de Joinville.

A bióloga Patrícia de Luca, da Consultoria Agroflorestal, acompanhou a primeira visita monitorada à trilha, orientando e explicando sobre as espécies nativas. Ao final do trajeto, o prefeito Udo Döhler plantou um exemplar de manacá, árvore típica da Mata Atlântica.
O prefeito Udo Döhler plantou um
exemplar de manacá, árvore
típica da Mata Atlântica

O presidente da Águas de Joinville Nelson Possamai destacou a importância da água e dos investimentos da Companhia em favor de sua preservação. “Onde não há água não há vida. Nesse Dia Mundial da Água, inauguramos este instrumento de educação ambiental, com investimento em pessoas, em educação e preservação”, afirmou.

A engenheira ambiental da Águas de Joinville Daniela Finder de Farias, uma das idealizadoras do projeto, também falou sobre a importância da iniciativa, apontando a necessidade da preservação. "Que cada vez mais crianças e adultos estudem e preservem o meio ambiente em ações como essa, que deem qualidade de vida à população”.
 
Além do prefeito Udo Döhler, o evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores João Carlos Gonçalves, do presidente da Fundema Aldo Borges e do presidente da Fundação 25 de Julho Valério Schiochet, além de outras autoridades.


Duzentos metros dentro da mata
Atualmente, grupos de crianças (a partir de 10 anos) e adultos podem agendar uma visita para conhecer o processo de tratamento de água realizado na ETA Cubatão. As visitas à Trilha das Águas poderão ser agendadas a partir de abril pelos telefones 2105-1733/ 2105-1743, do setor de educação ambiental da Águas de Joinville.

Assim como nas visitas à estação, serão permitidos, no máximo, dois grupos de 20 pessoas. Cada grupo será acompanhado por um guia.
 

Região Sul de Joinville fica sem água nesta sexta-feira

Toda a região Sul de Joinville terá o abastecimento de água comprometido nesta sexta-feira (22/3). O motivo é o rompimento de uma adutora, exatamente na esquina entre as ruas Florianópolis e Valença, no bairro Itaum.

Uma equipe técnica da Companhia Águas de Joinville trabalha no local desde a madrugada. A previsão é de que o trabalho esteja concluído até o início da tarde. Mas o abastecimento será normalizado apenas à noite.

Por causa do problema, bairros como Floresta, Itaum, Guanabara, Parque Guarani, Paranaguamirim, Itinga, Escolinha, Profipo, Santa Catarina e Fátima ficam sem água durante o dia inteiro.

A adutora rompida traz água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas, no 0800 723 0300.
O serviço é gratuito

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dentro da Mata Atlântica, um caminho para a educação ambiental

“Trilha das Águas”, construída dentro da ETA (Estação de Tratamento de Água) Cubatão, será inaugurada dia 22/3


Um pedaço da Mata Atlântica a ser observado, admirado e estudado. Uma oportunidade para, além de proporcionar a proximidade com a natureza, estimular a consciência ambiental. Esses são os objetivos da “Trilha das Águas”, um caminho para apreciação da flora e fauna locais construído nas imediações da Estação de Tratamento de Água do Rio Cubatão (ETA Cubatão), em Pirabeiraba. A inauguração será realizada dia 22 de março e coincide, não por acaso, com o Dia Mundial da Água. “O conhecimento e a preservação da fauna e da flora estão intimamente ligados à preservação da água”, afirma Alessandra Mendes, coordenadora de Educação Socioambiental da Águas de Joinville.

Com 200 metros de extensão, a trilha ecológica se encontra em meio a uma área de 7.160 m² de Mata Atlântica. Ao longo do percurso, há pontos batizados com nomes de espécies locais: são cinco pontes (Ponte Riacho da Tartaruga, Ponte Tucano-de-Bico-Verde, Ponte Sangueiro, Ponte Macureiro e Ponte Beija-Flor-Rajado) e um deck (Descanso Laranjeira-do-Mato). Entre os exemplares mais significativos, além dos que emprestam os nomes às pontes e ao deck, podem ser encontrados veados-do-mato, iguanas, tangarás, saíras-sete-cores, sabiás e esquilos. Da flora, há licuranas, estopeiras, figueiras-mata-pau, palmitos e bromélias.

O trajeto foi planejado para orientar e ensinar crianças e adultos sobre as relações entre o ser humano e a natureza, o tratamento de água e sua conexão com um ambiente preservado.  As visitas serão guiadas por agentes socioambientais e estagiários da Coordenação de Educação Socioambiental da Águas de Joinville, que passaram por treinamento com a bióloga Dalzemira Souza, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). Ao todo, serão sete monitores para conduzir as visitas à trilha. “As explicações dos guias sempre remeterão à importância das matas na preservação dos rios e mananciais”, declara Alessandra.


Atualmente, grupos de crianças (a partir de 10 anos) e adultos podem agendar uma visita para conhecer o processo de tratamento de água realizado na ETA Cubatão (veja box). As visitas à Trilha das Águas poderão ser agendadas a partir de abril. Assim como nas visitas à estação, serão permitidos, no máximo, dois grupos de 20 pessoas. Cada grupo será acompanhado por um guia. Durante a Semana da Água (18 a 22 de março), alunos de dez escolas vão conhecer a trilha ecológica – experiência que servirá de treinamento para visitas futuras. “Em princípio, a proposta da visita à trilha está voltada à educação ambiental de alunos que estejam no ensino fundamental, a partir do 6° ano”, explica Alessandra.

A ideia da “Trilha das Águas” surgiu cinco anos atrás. A trilha ecológica começou a ser construída, de fato, em abril de 2012. Seu traçado foi definido por técnicos da Águas de Joinville, junto a professores do projeto “Trilhas” da Univille e apoio de biólogos da Fundema. O investimento foi de cerca de R$ 150 mil. “O principal objetivo é a melhoria do processo de educação ambiental, que já é realizado pelas visitas agendadas na ETA”, diz o engenheiro Felipe Vieira de Luca, gerente de Projetos de Engenharia e Gestão Ambiental da Águas de Joinville.


Visitas à ETA Cubatão
Hoje, mesmo sem a inauguração da “Trilha das Águas”, grupos que tenham interesse em conhecer o processo de tratamento da água podem agendar uma visita à ETA Cubatão pelos telefones 2105-1733/ 2105-1743, do setor de educação ambiental da Águas de Joinville. É permitido no máximo 40 pessoas por visita (adultos e crianças a partir de 10 anos), divididas em dois grupos de 20 pessoas, com um monitor acompanhando cada grupo. A partir de abril, serão permitidas visitas à trilha ecológica. O agendamento também será realizado pelo setor de educação ambiental.

Inauguração da “Trilha das Águas”
Quando: 22/3 (sexta-feira)
Onde: Estação de Tratamento de Água do Rio Cubatão – ETA Cubatão, situada na Rodovia Dona Francisca, km 3,5, Pirabeiraba – Joinville/SC.
Horário: 10h




Águas de Joinville participa de campanha de educação sanitária ambiental

No estande da Águas de Joinville montado no bairro Iririú,
foram distribuídos folders e funis para separação de óleo de cozinha usado

O estande "Óleo e Água não se Misturam", da Águas de Joinville, faz parte da campanha itinerante de educação sanitária ambiental “Consumo Consciente. Quando você faz a sua parte a mudança acontece”, realizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). A campanha começou na segunda-feira (18/3) e segue até sábado (23/3). Em cada dia, um bairro diferente recebe diversas atrações.

Durante esta semana, várias entidades expõem trabalhos e orientam visitantes quanto a questões de preservação ambiental, principalmente relacionadas ao consumo consciente e resíduos. A Companhia Águas de Joinville esclareceu dúvidas dos presentes, e também distribuiu foldes e funis para separação de óleo de cozinha usado.

Confira a programação até sábado (23/3):
Dia 21/3: bairro Nova Brasília, na rua Minas Gerais, ao lado do Terminal de Ônibus;
Dia 22/3: Vila Nova, na rua São Brás, em frente ao CEI Siegfried Poffo;
Dia 23/3: bairro Centro, na rua do Príncipe, na praça Nereu Ramos.

Ruas do Saguaçu, Nova Brasília e Bom Retiro interditadas para obras de saneamento

Até o próximo domingo (24/3), haverá interdição parcial e temporária na Rua Aloísio Pires Condeixa, próximo a ACIJ, no bairro Saguaçu, para execução de obras de saneamento. A obra ocorrerá na calçada, não interferindo na via.

Haverá também interdições totais, até o dia 24/3, nas ruas Américo Vespúcio (Nova Brasília), Taió e Vila Lobos (ambos no Bom Retiro).

Interdição PARCIAL e temporária
- Rua Aloísio Pires Condeixa, próximo a ACIJ
Até 24/3
Das 7h às 19h

Interdição TOTAL e temporária
- Rua Américo Vespúcio, entre as ruas Cidade de Planaltina e Marginal da BR-101
Até 24/3
Das 7h às 19h

Pontos de bloqueio total
- Rua Américo Vespúcio com Marginal BR-101 (bloqueio total, desvio à direita ou à esquerda, seguindo pela Rua Cerro Azul ou Rua Plácido Affonso Rausis);
- Rua Américo Vespúcio com Rua Cidade de Planaltina (bloqueio total, desvio à direita, acesso a BR-101 pela Rua Plácido Affonso Rausis).

Interdição TOTAL e temporária
- Rua Taió
- Rua Vila Lobos
Até 24/3
Das 7h às 19h
Permitido trânsito local

quarta-feira, 20 de março de 2013

Lançada 7ª edição do Concurso Água para Sempre


Chegou a hora de alunos da rede municipal mostrarem seu talento e criatividade. Na manhã desta quarta (20/3) foi lançado o 7º Concurso teatral Água para Sempre, no teatro Juarez Machado, para um público formado por diretores e professores. Estiveram presentes o representante da Caixa Econômica Federal, Mario Ivo; o diretor executivo da Fundação Cultural Joel Gehlen; o secretário municipal de educação Roque Mattei, o presidente da Companhia Águas de Joinville Nelson Possamai, além de diretores e funcionários.

No evento, especialmente destinado a diretores de escolas municipais e CEIs, a coordenadora de educação socioambiental da Águas de Joinville, Alessandra Mendes, explicou o tema deste ano, “Água no país da Copa”. “O concurso tem, nesta edição, um tema amplo. Queremos instigar a criatividade das crianças”, explicou Alessandra. “Além disso, queremos incentivar a transversalidade do tema, isto é, fazer com que seja discutido, não apenas nas aulas de educação artística e de ciências, mas em todas as disciplinas”, afirmou. O objetivo do evento é sensibilizar gestores escolares a trabalhar, por meio do concurso, a educação ambiental em sala.

Professores e alunos terão o desafio de aliar o tema água com a Copa do Mundo 2014, que terá sede no Brasil. “Muitas seleções virão para cá e não pensarão que a Copa acontecerá no país do futebol, mas sim que a Copa será no país da água”, disse Joel Gehlen. O Brasil, país rico em mananciais, precisa educar seus filhos para a preservação do meio ambiente, e o concurso “é uma ação que contribui para isso”, completou. Além disso, Joel lembrou que o Água para Sempre promove a experiência do teatro, que transforma e fortalece o aspecto artístico das crianças. E o público-alvo do concurso é extenso. “São 60 mil estudantes na rede pública, em que se pode trabalhar a cultura da preservação”, frisou o secretário de educação Roque Mattei.

“Nossas crianças e adolescentes são sementes de uma nova postura ambiental, um valor que precisa ser reforçado em cada setor da sociedade: família, escola, religião e no trabalho”, afirmou Nelson Possamai. O Concurso teatral Água para Sempre, o maior em sua categoria, é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Fundema e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Mais informações sobre o concurso e download do edital: www.aguasdejoinville.com.br.
As inscrições vão de 27 de março a 10 de maio.

terça-feira, 19 de março de 2013

Bairros Costa e Silva e Zona Industrial Norte com abastecimento comprometido nesta terça (19/3)

Os bairros Costa e Silva e Zona Industrial Norte poderão sofrer desabastecimento temporário devido a um conserto de rede na R. Rui Barbosa (Zona Ind. Norte) nesta terça (19/3).

A obra de manutenção iniciou às 13h15, com previsão de conclusão para as 16h15.
O sistema será restabelecido no decorrer do período.

Floresta, Petrópolis e Itaum têm abastecimento prejudicado nesta terça (19/3)

Obra de manutenção na Rua Bento Torrens (Itaum) poderá comprometer o abastecimento nesta terça (19/3) nos bairros Floresta, Petrópolis e Itaum.

O conserto de rede teve início às 11h15 com previsão de conclusão para as 13h30.

O fornecimento de água será normalizado no decorrer do período da tarde.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Moradores do bairro Jardim Paraíso podem sentir falta d'água nesta terça (19/3)

Atualização 19/3 às 11h20

A Companhia Águas de Jonville informa que, devido à chuva, a ampliação de rede na R. Tuiuti prevista para acontecer hoje foi CANCELADA.

A obra de melhoria será reprogramada para amanhã. Em caso de chuva, será adiada.

__________________________________________________________________________________



Na próxima terça (19/3) o abastecimento ficará prejudicado no bairro Jardim Paraíso, devido a uma ampliação de rede na R. Tuiuti.

O serviço será iniciado às 7 horas, porém os registros serão fechados às 11 horas com previsão de serem reabertos às 15 horas.

O abastecimento de água será normalizado no decorrer do período.

Ruas interditadas para obras de saneamento nos próximos dias

De 18 a 24 de março, as ruas citadas abaixo terão o trânsito interditado parcial e temporariamente para realização de obras de saneamento. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

Interdição PARCIAL e temporária
18 a 24/3
Das 7h às 19h


Ruas
João José Clemente
Arthur Mendes
Inambu
Leopoldo Ackermann
Joaquim de Paula Tavares
Das Domésticas
Rui Barbosa
Jacob
Almirante Jaceguay
Willy A. Jacob
Dona Elza Meinert (entre as ruas João Koneski e Alm. Jaceguay)
Geny Peixer
Adriano Schoendermank
Guilherme
Comte Irapuã
Prudente de Moraes
Afonso Kieper
Vice prefeito Luiz Carlos Garcia
Felix Heinzelmann
João Pessoa
Marquês de Olinda (entre as ruas Felix Heinzelmann e Vice Prefeito Luiz Carlos Garcia)
Werner Brietzig
Dona Francisca (entre as ruas Felix Heinzelmann e Vice Prefeito Luiz Carlos Garcia)
15 de Novembro
Aluísio Pires Condeixa
General Câmara
Nova Trento
Bom Retiro
Guaporé
Copacabana

Águas de Joinville lança concurso teatral

Além da água, concurso terá a Copa do Mundo como tema

Em 2012, o CEI Jardim Sofia conquistou o 1º lugar na categoria A
(0 a 5 anos) com a peça “Mundo Paralelo: processo de tratamento
de esgoto em uma estação”
Com o tema “Água no país da Copa”, a 7ª edição do concurso teatral “Água para Sempre” leva alunos da rede municipal e CEIs ao desafio de associar, por meio da linguagem teatral, o campeonato mundial de futebol à importância do bem mais precioso do planeta – a água. O pontapé inicial do projeto será na próxima quarta-feira (20/3), com uma apresentação para diretores da rede municipal, no teatro Juarez Machado, às 8h30.

O ano de 2013 é o ano internacional de cooperação pela água. É, também, o que antecede a Copa do Mundo, que depois de 64 anos será novamente sediada pelo Brasil. Nesta edição, o concurso de teatro Água para Sempre uniu os assuntos em um tema único.

As inscrições começam dia 27 de março e vão até 10 de maio. A comissão organizadora espera superar a marca recorde de 2012, quando 44 escolas e CEIs se inscreveram.

“O objetivo do concurso é o envolvimento cada vez maior das pessoas, e que a preservação da água seja uma questão trabalhada nas escolas de forma frequente, que os alunos realmente aprendam. Nada melhor que incentivá-los com o tema Copa do Mundo, tão atual e estimulante para crianças e jovens”, diz Alessandra Mendes, coordenadora de educação socioambiental da Companhia Águas de Joinville.

A semana de eliminatórias será em setembro, e a grande final será realizada em outubro. O Concurso teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Fundema e patrocínio da Caixa Econômica Federal.


A Escola Municipal Anita Garibaldi foi uma das vencedoras
da categoria B (1º ao 5º ano) em 2012
Concurso Água para Sempre 2013
Todos os anos a Companhia Águas de Joinville promove o concurso teatral Água para Sempre, para incentivar alunos da rede municipal a refletir sobre a preservação da água e do meio ambiente. A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, os trabalhos que são desenvolvidos em aula, durante o processo de criação das peças.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo email concursodeteatro@aguasdejoinville.com.br. Neste ano haverá quatro categorias: A (CEI – turmas de berçário e maternal), B (CEI – turmas de 1º e 2º períodos), C (alunos do ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e D (alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano). A categoria A não apresentará peça teatral, mas deverá elaborar um vídeo de até três minutos com o resumo das atividades desenvolvidas durante o projeto.

A Companhia Águas de Joinville oferece capacitação, não obrigatória, para os orientadores dos grupos com os cursos de portfólio virtual (publicação na internet dos trabalhos realizados em sala) e de montagem teatral, com carga horária de 30 horas. Serão escolhidas três peças vencedoras por categoria, com prêmios para a escola, coordenadores e alunos participantes.

Cronograma
• Inscrições: de 27 de março a 10 de maio
• Publicação de projetos e portfólios: até o dia 13 de setembro de 2013
• Seleção: 23 a 27 de setembro de 2013
• Abertura: 23 de setembro de 2013
• Divulgação do resultado: 29 de setembro de 2013
• Tarde dos campeões: 19 de outubro de 2013

sexta-feira, 15 de março de 2013

Ruas interditadas para obras de saneamento no fim de semana

No próximo fim de semana, as ruas Blumenau, Marquês de Olinda e Tenente Antônio João terão o trânsito interditado para realização de obras de saneamento. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.


Interdição PARCIAL e temporária

- Rua Blumenau (entre as ruas Almirante Jaceguay e Prudente de Moraes)
- Rua Marquês de Olinda (entre as ruas João Pessoa e Almirante Jaceguay)
16 e 17/3
Das 7h às 22h

No dia 17/3, caso seja necessário, em função da realização da 20ª Meia Maratona de Joinville, a execução da obra poderá ser interrompida no período da manhã.



Interdição TOTAL e temporária

- Rua Tenente Antônio João com Rua Assis Brasil
- Rua Tenente Antônio João com Rua Ouro Verde
16 e 17/3
Das 7h às 19h

Mais 40 ruas recebem sistema de esgoto sanitário

Rua 15 de Novembro é uma das 40 ruas com obras de implantação
de redes coletoras em Joinville 

Importantes ruas de Joinville vão ser beneficiadas com obras de esgotamento sanitário na próxima semana (de 18 a 24 de março). O cronograma de obras da Companhia Águas de Joinville prevê atuação de equipes em 40 ruas durante toda a semana. Por isso, a Companhia pede atenção e paciência aos motoristas que usarem essas vias.

Moradores dessas ruas vão receber, em breve, a visita de agentes do programa de Educação Socioambiental. O programa de abordagens domiciliares é realizado pela Águas de Joinville desde 2008. Antes do início das obras, técnicos fazem visitas de casa em casa explicando a importância do tratamento de esgoto.

Com o término das obras, os moradores recebem uma nova visita e podem tirar as dúvidas sobre a ligação na nova rede. Além disso, antes das abordagens, todos os cidadãos são convidados para uma reunião comunitária, em que são tiradas as primeiras dúvidas sobre a implantação da rede de esgotamento sanitário.

Obras de esgotamento sanitário
De 18 a 24 de março

Ruas beneficiadas

Inambu
Arthur Mendes
Joaquim de Paula Tavares
João José Clemente
Maria Rosalina Speck
Rendeiras
Werner Brietzig
Aloísio Pires Condeixa
Rui Barbosa
João Dietrich
Almirante Jaceguay
Willy A. Jacob
Prudente de Moraes
Dona Francisca
Guilherme
Frederico Eick
João Pessoa
Afonso Kieper
Comandante Irapuã
João Colin
General Câmara
Nova Trento
Taió
Vila Lobos
Ituporanga
Ciclistas
15 de Novembro (entre as ruas Tutóia e BR 101)
Tupy
Geraldo Arno Drefahl
Guaporé
Ascurra
Marquês de Olinda
Bom Retiro
Américo Vespúcio
Leopoldo Ackemann
Das Domésticas
Dona Elsa Meinert
Geny Peixer
Adriano Schondermank
Felix Heinzelman


Águas de Joinville tem redução de 91% nas reclamações do Procon

Documento divulgado nesta sexta (15/3) registra apenas oito reclamações em 2012


O número de reclamações fundamentadas no Procon, em relação aos serviços prestados pela Companhia Águas de Joinville, vem diminuindo progressivamente. Em 2010, a Companhia recebeu 91 reclamações, que reduziram para 13 em 2011. Em 2012, apenas oito reclamações procedentes foram registradas no órgão, o que significa uma redução de 91%, em três anos.

Alessandro Holtausen, gerente de Relacionamento com o Cliente da Águas de Joinville, atribui essa redução aos constantes treinamentos oferecidos aos funcionários da Companhia. “Os usuários não precisam fazer solicitações e pedidos fora do serviço de atendimento ao Cliente da própria Águas de Joinville”, afirma Holthausen. Além de treinamentos relacionados à qualidade de atendimento, acessibilidade e gestão de conflitos, os principais conceitos de saneamento são reforçados por meio de workshops.

“Também concentramos esforços para resolver o problema no primeiro contato, evitamos ao máximo que os clientes precisem retornar”, conta. Holthausen acredita que parte dessa redução se deve à implantação, em 2012, de um novo modelo de atendimento, chamado Contact Center, que proporciona um aumento dos serviços de atendimento via telefone, reduzindo o número de deslocamentos dos usuários até os postos de atendimento presencial.


Confira as formas para entrar em contato com a Águas de Joinville:
Email:
atendente.virtual@aguasdejoinville.com.br, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Call center: 0800 723 0300, atendimento por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Postos de atendimento presenciais:

Posto de Atendimento Centro
Rua XV de Novembro, 780
Segunda a sexta, das 8h30 às 16h30

Posto de Atendimento Boehmerwald
Rua Universidade, 355
Segunda a sexta, das 7h30 às 12 horas, e das 13 às 15h30

Posto de Atendimento Comasa
Rua Albano Schmidt, 4932
Segunda a sexta, das 7h30 às 12 horas, e das 13 às 15h30

Posto de Atendimento Jardim Paraíso (anexo à Secretaria Regional)
Estrada Timbé, 6990
Mensalmente, do dia 6 ao dia 20, das 8 às 12 horas, e 13 às 16 horas

Posto de Atendimento Paranaguamirim (anexo à Secretaria Regional)
Rua Ana Maria Roncalio de Souza, s/ nº
Segunda a sexta, das 7h30 às 12 horas, e das 13 às 15h30

Posto de Atendimento Pirabeiraba
Rua Joinville, 13.500 – Centro Pirabeiraba
Segunda a sexta, das 7h30 às 12 horas, e das 13 às 15h30

Posto de Atendimento Vila Nova (anexo à Secretaria Regional)
Rua São Brás, 184
Mensalmente, do dia 21 ao dia 5, das 8 às 12 horas, e das 13 às 15h30


quinta-feira, 14 de março de 2013

Obra de manutenção prejudica fornecimento de água em nove bairros nesta sexta (15/3)

Na próxima sexta-feira (15/03), o abastecimento ficará comprometido nos bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Floresta, Glória, Morro do Meio, Nova Brasília, São Marcos, Santa Catarina e Vila Nova, devido ao desligamento do booster (motobomba) do Vila Nova para manutenção da bomba.

O serviço será iniciado às 13 horas, com previsão de conclusão para as 14 horas. O abastecimento de água será normalizado no decorrer do período.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300. O serviço é gratuito.

Parada programada do booster Vila Nova
Quando: sexta, 15/3, das 13 às 14 horas
Normalização do abastecimento: noite de sexta, 15/3

Moradores do Paranaguamirim podem ficar sem água nesta quinta (14/3)

O abastecimento ficará comprometido no bairro Paranaguamirim nesta quinta (14/3) devido a uma obra de entroncamento de rede.

A manutenção iniciou às 13h30, com previsão de conclusão para as 16h30.
O sistema será restabelecido no decorrer do período.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300. O serviço é gratuito.

terça-feira, 12 de março de 2013

Bom Retiro, Saguaçu e Santo Antônio com abastecimento prejudicado nesta terça (12/3)

Um vazamento na Rua Brasil pode afetar o abastecimento dos bairros Bom Retiro, Saguaçu e Santo Antônio nesta terça (12/3).

A manutenção será iniciada às 11 horas com previsão de conclusão para as 14 horas.
O abastecimento de água será normalizado no decorrer do período.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300. O serviço é gratuito.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Ruas Ituporanga e dos Ciclistas, no Bom Retiro, serão interditadas para obras de saneamento

A partir desta segunda (11/3) até domingo (17/3), as ruas Ituporanga e dos Ciclistas, ambas no bairro Bom Retiro, serão interditadas totalmente para execução de obras de saneamento. A Companhia Águas de Joinville pede atenção e paciência aos motoristas que usarem essas vias.

A interdição ocorrerá das 7 horas às 19 horas. Apenas trânsito local será permitido; para os demais veículos, haverá placas sinalizando os desvios. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Presidente da Águas de Joinville visita obras de recuperação da rua Piratuba

Possamai (D) visitou as obras na Rua Piratuba, juntamente com
o diretor Henrique Chiste Neto (centro) e o engenheiro Roni Alves Bezerra

O presidente da Águas de Joinville, Nelson Possamai, visitou na tarde desta sexta-feira (8/3) as obras da rua Piratuba, no bairro Iririú. Possamai aposta que a insatisfação dos moradores e motoristas que passam pela via diariamente está perto do fim. O diretor de expansão e novos negócios da Companhia, Henrique Chiste Neto, também esteve presente.
A recuperação da Piratuba foi definida após reuniões entre a Prefeitura de Joinville, Companhia Águas de Joinville e a empresa Adrimar Construção e Terraplanagem, contratada para a implantação da rede coletora de esgoto no local.

A obra será dividida em duas etapas. Primeiro, a Piratuba será asfaltada nos 300 metros iniciais – partindo da rua Iririú. Daí para frente, as duas laterais da via (próximo aos meios-fios) vão passar por reparos. O trabalho termina no cruzamento com a rua Irmãs Lauer.

“Conseguimos que essa obra fosse executada pela empresa Adrimar depois de muita conversa. Vai acabar com os problemas. Nosso desafio é sempre aumentar a qualidade dos nossos serviços”, falou Possamai.

O proprietário da empreiteira Adrimar, Marcelo Benvenutti, espera começar a colocação do asfalto neste sábado (9/3).

Manutenção preventiva prejudica abastecimento de água em nove bairros na próxima segunda (11/3)

Uma parada no booster (motobomba) do bairro Vila Nova, programada para segunda-feira (11/3), vai comprometer o abastecimento nos bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Floresta, Glória, Morro do Meio, Nova Brasília, São Marcos, Santa Catarina e Vila Nova.

O motivo é a troca preventiva dos rolamentos do motor da bomba. O serviço está previsto para iniciar às 13 horas e encerrar às 14 horas. A normalização do sistema deve ocorrer na noite de segunda.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300. O serviço é gratuito.

Parada programada do booster Vila Nova
Quando: segunda, 11/3, das 13  às 14 horas
Motivo: troca preventiva dos rolamentos do motor da bomba
Normalização do abastecimento: noite de segunda, 11/3

Rua Minas Gerais interditada para obras neste fim de semana

No próximo fim de semana, a Rua Minas Gerais terá o trânsito interditado para realização de obras de saneamento. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.
Interdição TOTAL e temporária

Rua Minas Gerais, entre as ruas Brasília e Bom Retiro
9 e 10/3/2013
Das 7h às 19 horas



Pontos de bloqueio total
Rua Minas Gerais com Rua Bom Retiro (sinalizado)

Rua Minas Gerais com Rua Brasília (sinalizado)

Desvios pela Rua Joana D'arc.

Rua Américo Vespúcio interditada para obras a partir de sábado (9/3)

Durante o período de 9 a 17/3, a Rua Américo Vespúcio terá o trânsito interditado para realização de obras de saneamento. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.


Interdição TOTAL e temporária

Rua Américo Vespúcio, entre as ruas Cidade de Planaltina e Marginal da BR 101
9 a 17/3/2013
Das 7 horas às 19 horas



Pontos de bloqueio total
Rua Américo Vespúcio com Marginal BR 101 (bloqueio total, desvio à direita ou à esquerda, seguindo pela Rua Cerro Azul ou Rua Plácido Affonso Rausis)

Rua Américo Vespúcio com Rua Cidade de Planaltina (bloqueio total , desvio à direita, acesso à BR 101 pela Rua Plácido Affonso Rausis)

Rua Piratuba interditada para obras neste fim de semana

No próximo fim de semana (9 e 10/3), a Rua Piratuba terá o trânsito interditado para realização de obras de saneamento. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

Interdição TOTAL e temporária

Rua Piratuba entre as ruas Antônio Haritsch e Iririú
9 e 10/3/2013
Das 7 horas às 22 horas



Pontos de bloqueio total
Rua Piratuba com a Rua Antônio Haritsch (desvio à direita pela Rua Inconfidentes, seguindo pela Rua Brasil para acessar o bairro Iririú)

Rua Piratuba com Rua Inconfidentes (desvio à direita pela Rua Inconfidentes, seguindo pela Rua Brasil para acessar o bairro Iririú)

Rua Piratuba com Iririú (desvio à direita pela Rua Brasil para acessar o bairro Bom Retiro)

Permitido apenas trânsito de moradores.

Rua Rui Barbosa interditada para obras a partir de segunda (11/3)

Durante o período de 11/3 a 14/4, a Rua Rui Barbosa terá o trânsito interditado para realização de obras de saneamento. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.


Interdição TOTAL e temporária

Rua Rui Barbosa entre as ruas João Dietrich e Dona Francisca
11/3 a 14/4/2013
Das 7 horas às 19 horas

Pontos de bloqueio total
Rua Rui Barbosa com Rua João Dietrich (bloqueio total, desvio à direita pela Rua João Dietrich, seguindo pela Rua Piritiba para acessar a Av. Marquês de Olinda)

Rua Rui Barbosa com Rua Dona Francisca (bloqueio total, desvio seguindo em frente, virando à esquerda na Rua Sen. Petrônio Portela, retornando à Rua Rui Barbosa)

Ajidevi visita central de atendimento da Águas de Joinville

Mais um passo foi dado para um melhor atendimento a deficientes visuais


Na última quarta (6/3), membros da Associação Joinvilense de Integração de Deficientes Visuais (Ajidevi) visitaram a Central de Atendimento da Companhia Águas de Joinville para uma conversa sobre o atendimento a clientes cegos ou com baixa visão.

Dentre os assuntos abordados, foi discutida a melhor forma de atender deficientes visuais. Os representantes da Associação falaram sobre a importância do piso tátil, e também como proceder com as senhas que, no caso deles, devem ser sonoras. “Este foi mais um passo do nosso projeto pró-acessibilidade. Consideramos importante ouvir especialistas, a fim de pensarmos nossas ações e sabermos que estamos no caminho certo”, afirmou a assistente social da Águas de Joinville Julia Rech Sincero.


Bairros Bucarein, Itaum e Petrópolis têm abastecimento comprometido nesta sexta (8/3)

O abastecimento de água ficará prejudicado no bairro Bucarein nesta sexta (8/3) devido à obra de entroncamento de rede na R. Urussanga. O abastecimento deverá ser normalizado no período da noite.

Já nos bairros Itaum e Petrópolis, conserto de rede na R. Abraão da Silveira (bairro Itaum) afetou o fornecimento de água. O sistema deverá ser restabelecido à noite.

A Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300. O serviço é gratuito.

Cronograma de obras de esgotamento sanitário

Importantes ruas de Joinville vão ser beneficiadas com obras de esgotamento sanitário

Na Rua 15 de Novembro, no trecho entre a Rua Tutóia e a BR 101,
já foi iniciada a instalação da rede coletora de esgoto

O cronograma de obras da Companhia Águas de Joinville prevê a atuação de equipes, nas ruas abaixo, durante toda a semana que vai de 11 a 17 de março. Por isso, a Companhia pede atenção e paciência aos motoristas que usarem essas vias.

Moradores destas ruas vão receber, em breve, a visita de agentes do programa de Educação Socioambiental.

O programa de abordagens domiciliares é realizado pela Águas de Joinville desde 2008. Antes do início das obras, técnicos fazem visitas de casa em casa explicando a importância do tratamento de esgoto. Com o término das obras, os moradores recebem uma nova visita e podem tirar as dúvidas sobre a ligação na nova rede. Além disso, antes das abordagens, todos os cidadãos são convidados para uma reunião comunitária, para esclarecimentos sobre a implantação da rede de esgotamento sanitário.


Obras de esgotamento sanitário: de 11 a 17 de março
Ruas beneficiadas

Inambu
Pavão
Joaquim de Paula Tavares
João José Clemente
Maria Rosalina Speck
Rendeiras
Rui Barbosa
Otto Pfuetzenreuter
João Dietrich
Almirante Jaceguay
Willy A. Jacob
Prudente de Moraes
Dona Francisca (entre as ruas Padre Antônio Vieira e Mondaí e Arno Waldemar Dohler e Expedicionário Estevão da Silva)
Guilherme
Frederico Eick
Helena Delgmann
João Pessoa
Afonso Kieper
Comandante Irapuã
João Colin (no cruzamento com a rua Marcílio Dias)
Germano Steinbach
Desembargador Fontes
Alziro Zarur
Ituporanga
Ciclistas
15 de Novembro (entre as ruas Tutóia e BR 101)
Tupy
Manoel Borges
Geraldo Arno Drefahl
Guaporé
Ascurra
Bom Retiro
Américo Vespúcio

Nova Brasília pode ter abastecimento prejudicado nesta sexta (8/3)

Conserto de rede na R. Cidade de Planaltina pode afetar o abastecimento do bairro Nova Brasília nesta sexta (8/3). A causa é um vazamento, ocorrido na madrugada desta sexta. A normalização do sistema está prevista para ocorrer ao longo do dia.

A Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300. O serviço é gratuito.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Águas de Joinville inicia trabalho de modernização da ETA Piraí

Modernização da ETA Piraí vai manter a produção de água
independentemente da quantidade de chuvas

A Companhia Águas de Joinville iniciou os trabalhos para criação do projeto de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Piraí. No final de fevereiro, técnicos da Águas de Joinville e da empresa responsável pelo projeto visitaram o local para fazer uma primeira análise. A modernização vem para melhorar o sistema de produção de água da ETA Piraí em dias de fortes chuvas.

Em dias chuvosos, o nível de turbidez do rio aumenta, dificultando o processo de tratamento de água. “Em dias de muitas chuvas, a capacidade de produção chega a diminuir 30% na ETA Piraí”, esclareceu o Gerente de Tratamento de Água e de Esgoto da Companhia Águas de Joinville, Cristian Ricardo dos Santos. Atualmente, a ETA Piraí é capaz de produzir 500 litros de água por segundo. Com a modernização, a estação manterá sua capacidade máxima independentemente do clima. “Além disso, esses trabalhos vêm para melhorar as condições operacionais do tratamento”, explicou.

A empresa responsável pelo projeto terá até o dia 19 de abril para apresentar cinco alternativas de modernização. Um grupo de técnicos da Águas de Joinville escolherá a melhor proposta. Com isso, o projeto final deve ser entregue até outubro.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Nova Brasília tem abastecimento comprometido hoje (6/3)

Um rompimento de rede na R. Américo Vespúcio poderá prejudicar o abastecimento do bairro Nova Brasília nesta quarta (6/3). Técnicos da Companhia Águas de Joinville já estão se dirigindo ao local. O restabelecimento do sistema deverá ocorrer ao longo da noite.

Moradores dos bairros Itaum e Petrópolis poderão sentir falta d’água nesta quarta (6/3)

Obras de melhoria poderão prejudicar temporariamente o abastecimento nos bairros Itaum e Petrópolis nesta quarta (6/3). O abastecimento deverá ser normalizado no decorrer da tarde.

Cinco bairros da zona sul podem ter abastecimento prejudicado nesta quarta (6/3)

Conserto de rede na R. Boehmerwald poderá comprometer o abastecimento nesta quarta (6/3) nos bairros Morro do Amaral, Paranaguamirim, Jarivatuba, João Costa e parte do Parque Guarani.

Os registros foram fechados às 10h50, e a normalização do sistema está prevista para o período da noite.

Companhia Águas de Joinville tem confirmação de recursos para obras de saneamento

Foram pleiteados mais de R$150 milhões para ampliação da ETA Cubatão, da rede coletora de esgoto e para construção da nova ETE Jarivatuba


Nova ETE Jarivatuba: projeto foi aprovado e receberá repasse do Ministério das Cidades

O Ministério das Cidades publicou nesta quarta-feira (6/3), no Diário Oficial da União, a aprovação dos três projetos apresentados pela Águas de Joinville, em Brasília, na busca de recursos para obras de saneamento. Foram pleiteados R$ 48,6 milhões para construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba, R$ 24,4 milhões para a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão e mais R$ 78,2 milhões para a implantação de esgotamento sanitário na zona sul.

Com a confirmação da verba, o próximo passo é a entrega de documentação e a apresentação dos projetos de engenharia, que deverão ser feitas até o fim do mês de abril.

O diretor de Expansão e Novos Negócios da Águas de Joinville, Henrique Chiste Neto e o engenheiro Felipe Vieira de Luca, gerente de Projetos de engenharia e Gestão ambiental, comemoram a conquista. “Foram três projetos enviados para o Ministério das Cidades e os três aprovados. É um dia importante para todos nós. Mais uma conquista que alcançamos”, disse Felipe.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba, uma vez em funcionamento, permitirá a desativação da atual ETE, que opera com sistema de lagoas de estabilização. “O sistema da nova ETE será mais moderno, sem emissão de odores para a comunidade que vive no entorno. A capacidade de tratamento será ampliada, de 200 litros por segundo para 600 litros por segundo”, informou o engenheiro Felipe de Luca. A obra beneficiará 195 mil pessoas que moram em 18 bairros da área central e zona Sul de Joinville.

Já a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão – cuja primeira fase está sendo concluída com a construção de uma Estação de Tratamento de Lodo (ETL), com recursos próprios –vai atingir 390 mil pessoas. Com o crescimento na demanda de água, devido ao aumento populacional, é necessário dobrar a capacidade de tratamento da estação com a aquisição de mais uma bateria de 14 filtros e um conjunto de floco-decantador (equipamento que aglutina partículas suspensas na água e que, depois, vão ao fundo pela ação da gravidade). Com a ampliação da ETA, a demanda atual do município será suprida e ainda vai garantir folga para os próximos 20 anos.

Vinte mil famílias serão beneficiadas com a implantação da rede de esgotamento sanitário da zona Sul, nas bacias 8.1 e 9 – regiões com grande concentração demográfica onde estão os bairros Guanabara, Fátima, Jarivatuba, Itaum, Petrópolis, João Costa, Parque Guarani, Boehmerwald, Itinga e Santa Catarina. A cobertura de coleta de esgoto no município aumentará 10% com a implantação desta rede, que terá cerca de 200km de extensão.


Informações para a imprensa:
Engenheiro Felipe Vieira de Luca
Fone: 2105-1722 (assessoria de comunicação)

Começa recuperação da rua Piratuba


A recuperação da rua Piratuba, no bairro Bom Retiro, já começou. O início da obra foi definido após reuniões entre a Prefeitura de Joinville, Companhia Águas de Joinville e a empresa Adrimar Construção e Terraplanagem, contratada para a implantação da rede coletora de esgoto no local.

A obra será dividida em duas etapas. Primeiro, a rua Piratuba será asfaltada nos 300 metros iniciais – partindo da rua Iririú. Dali para frente, as duas laterais da via – próximo aos meios-fios – vão passar por reparos. O trabalho termina no cruzamento com a rua Irmãs Lauer.

“Já iniciamos a limpeza das bordas. Depois, vamos começar a colocação do asfalto. Em seguida, faremos uma impermeabilização do solo próximo aos dois meios-fios para evitar a erosão provocada pela chuva”, disse o proprietário da empreiteira Adrimar, Marcelo Benvenutti.

Os problemas na rua Piratuba começaram em 2009, com a instalação do sistema de drenagem. Nos anos seguintes, a colocação de uma adutora e da rede coletora de esgoto danificaram ainda mais a via.
Uma das bandeiras da atual gestão da Companhia Águas de Joinville é justamente evitar problemas relacionados à implantação das redes de água e coletora de esgoto. Por isso, a recuperação da rua Piratuba – antiga reivindicação dos moradores - era considerada fundamental pela companhia.

A Piratuba tem 1,7 km de extensão. A obra vai recuperar 1,4 km da rua. “O restante da via não precisa de um reparo imediato”, avisa Benvenutti.

terça-feira, 5 de março de 2013

Cercas elétricas e alarmes são instalados nos reservatórios da Águas de Joinville

Além dos reservatórios, outras unidades da Companhia receberão equipamentos de vigilância e monitoramento eletrônico remoto


Durante o mês de março e abril, novas cercas elétricas e alarmes serão instalados nas áreas onde estão os reservatórios da Companhia Águas de Joinville. Os locais, que já possuíam cercas elétricas e monitoramento eletrônico remoto, estão passando por um processo de substituição e modernização tecnológica dos equipamentos de segurança. O R-4, localizado no bairro Itaum, já está com o novo sistema em funcionamento. O R-ALFA, no Glória, receberá novos equipamentos ainda esta semana.

As medidas de segurança têm por objetivo coibir atos de vandalismo nas propriedades onde estão localizados os reservatórios, como o ocorrido no último fim de semana no R-12 (veja box). Quando a cerca elétrica é tocada, o alarme é disparado automaticamente, ativando contato com a empresa de segurança responsável pelo serviço, que enviará ao local equipe de seguranças, podendo inclusive acionar imediatamente a polícia. Atendendo a normas de segurança, uma tela de proteção evita o contato das pessoas com a cerca eletrificada.

Além dos reservatórios, outras unidades da Águas de Joinville estão recebendo monitoramento eletrônico, câmeras e alarmes. Além disso, as estações de tratamento de água e esgoto já contam com um maior número de vigilantes.


Vandalismo no reservatório do Paranaguamirim
O rompimento de uma tubulação do R-12, reservatório localizado no Paranaguamirim, deixou parte da região com baixa pressão da água. O transtorno foi causado por vândalos que derrubaram as cercas, invadiram o local e, com um pedaço de concreto, romperam a tubulação. O dano foi descoberto no último domingo (3/3), e foi imediatamente reparado pelos técnicos da Águas de Joinville.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cronograma de obras de implantação da rede de esgoto de 4 a 8 de março


Rua Blumenau, via de tráfego intenso no Centro, receberá obras de
esgotamento sanitário nos próximos dias

Importantes ruas de Joinville vão ser beneficiadas com obras da implantação da rede de esgoto a partir da próxima semana (de 4 a 8 de março). Entre elas, vias que recebem grande fluxo de veículos como a Blumenau, Marquês de Olinda, 15 de Novembro e Dona Francisca.

O cronograma de obras da Companhia Águas de Joinville prevê atuação de equipes nas ruas abaixo durante toda a semana. Por isso, a Companhia pede atenção e paciência aos motoristas que usarem essas vias.

Moradores dessas ruas estão recebendo a visita de agentes do programa de Educação Socioambiental. O programa de abordagens domiciliares é realizado pela Águas de Joinville desde 2008. Antes do início das obras, técnicos fazem visitas de casa em casa explicando a importância do tratamento de esgoto. Com o término das obras, os moradores recebem uma nova visita e podem tirar as dúvidas sobre a ligação na nova rede. Além disso, antes das abordagens, todos os cidadãos são convidados para uma reunião comunitária, em que são tiradas as primeiras dúvidas sobre a implantação da rede de esgotamento sanitário. 


Obras de esgotamento sanitário
De 4 a 8 de março

Ruas beneficiadas
Inambu
Macuco
Joaquim de Paula Tavares
João José Clemente
Maria Rosalina Speck
Rui Barbosa
Otto Pfutzenreuter
Fermino Valentim Cardoso
José Gomes de Freitas
Willy A. Jacob
Prudente de Moraes
Guilherme
Blumenau
Helena Delgmann
João Pessoa
James Frühstück
Marquês de Olinda
Luiz Carlos Garcia
Afonso Kieper
Comandante Irapuã

Empresa contratada: Empreiteira Vogelsanger

-----------------------

XV de Novembro (entre a Tutóia e a BR-101)
Tupy
Manoel Borges
Geraldo Arno Drefahl
Bom Retiro
Guaporé
Ascurra
Américo Vespúcio
Germano Steinbach
Desembargador Fontes
Mario Eugênio Schmidt
Desembargador Guilherme Abry
Dona Francisca (entre a Joaçaba e a Guilherme Abry)
Assis Brasil

Empresa contratada: Empreiteira de mão-de-obra Adrimar

-----------------------------

Tupy
Manoel Borges
Geraldo Arno Drefahl
Bom Retiro
Guaporé
Ascurra
Américo Vespúcio

Empresa contratada: Setep Engenharia

Bairro Nova Brasília tem abastecimento prejudicado nesta sexta (01/3)

Nesta sexta (01/3), moradores do bairro Nova Brasília poderão sentir falta d’água causada por rompimento de rede na R. Theodoro Oscar Bohn esquina com R. Aparecida Catafesta. Técnicos da Águas de Joinville já estão se dirigindo ao local para realização do conserto da rede. A previsão de normalização do abastecimento é para o período da noite.

A Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e reforça a importância da caixa d’água em cada residência. O ideal é que o reservatório tenha capacidade para 200 litros por morador. Por exemplo: se uma casa tem cinco pessoas, a caixa d'água deve ser de 1000 litros.

Para mais informações, a central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas no 0800 723 0300. O serviço é gratuito.