quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Falta de energia elétrica na ETA Cubatão afeta abastecimento na zona sul

Em razão da falta de energia elétrica em toda a região de Pirabeiraba, causada possivelmente pelo mau tempo, o funcionamento da ETA Cubatão foi interrompido ontem (30) por uma hora. A parada, associada às altas temperaturas que têm ocorrido (e que ocasiona grande aumento no consumo de água em toda a cidade), poderão comprometer o abastecimento na zona sul durante o dia de hoje. A previsão é de que o fornecimento esteja normalizado até amanhã (01/11).
 
A Companhia agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e da existência de reservação própria (caixa d’água). A orientação é de que a caixa d’água tenha capacidade para 200 litros por morador – por exemplo, se a casa tem 5 moradores, a caixa tem que ser de 1000 litros. Mais informações entre em contato com o 0800 723 0300.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rua Clodoaldo Gomes, na Zona Industrial Norte, fica interditada no próximo sábado (27)

Devido a obras de saneamento, a Rua Clodoaldo Gomes, no trecho entre a Rua Rui Barbosa e Rod. Edgar Meister (Zona Industrial Norte), estará bloqueada para tráfego neste sábado (27/10), das 7h às 22h.

Os desvios acontecerão conforme a seguir:
- Quem vem da Rua Hans Dieter Schmidt tem o acesso bloqueado para a rua.
- Quem vem pela Rua Rui Barbosa tem o acesso livre.

Solicitamos a compreensão e a atenção dos motoristas durante o período de interdição.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Interdição das Ruas Anita Garibaldi, Barriga Verde e Guilherme Romanus para execução de obras

Devido a obras de saneamento, a Companhia Águas de Joinville realizará interdição da Rua Anita Garibaldi, no trecho entre as ruas Max Heiden e Independência.
A interdição ocorrerá até o dia 27/10 (sábado), sempre das 7h às 19h.

Confira os pontos de bloqueio total da pista e seus respectivos desvios:
- Rua Anita Garibaldi com a Rua Gothard Kaesemodel, sentido Centro - BR 101 (haverá placa de desvio à direita);
- Rua Anita Garibaldi com Rua Independência sentido BR 101 - Centro;
- Rua Independência com Rua Max Heinden;
- Rua Gothard Kaesemodel com Rua Henrique Dias;
- Rua Anita Garibaldi com Rua Max Heiden;
- Rua Marquês de Olinda com Rua Ottokar Doerffel (haverá placa sinalizando "BR-101 vire à esquerda")
- Rua Concórdia com Rua Independência (haverá placa sinalizando "Zona Sul/Zona Leste siga em frente");
- Rua Concórdia com Rua Gothard Kaesemodel (haverá placa sinalizando "Zona Sul/Zona Leste vire à esquerda")

Após as 17h, um dos sentidos deverá ser liberado e a obra deverá ser executada em meia-pista.

Também até o dia 27 (sábado), das 7h às 19h, a Rua Barriga Verde e Rua Guilherme Romanus, localizada no bairro Saguaçu, serão interditadas totalmente. Placas serão colocadas nos pontos de bloqueio total, indicando o desvio e a permissão de trânsito local.

Solicitamos a compreensão e a atenção dos motoristas durante o período de interdição.

Atendentes da Águas de Joinville passam por treinamento nesta sexta (26)

Todos os atendentes dos postos de atendimento, do Centro e dos bairros, passarão por um curso de capacitação na próxima sexta (26/10). Por essa razão, o atendimento ao público durante esse dia ficará restrito à Central 0800 723 0300, que continuará funcionando normalmente, 24 horas. O atendimento nos postos volta ao normal a partir de segunda (29).

“O treinamento constante dos funcionários é necessário para garantirmos a qualidade do atendimento ao cliente”, afirma o coordenador de relacionamento com o cliente da Águas de Joinville Marcos Henrique de Almeida Pires.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Obra de melhoria interrompe abastecimento em parte do Paranaguamirim

Atualização: 23/10/2012 10:04

Obra de melhoria no Paranaguamirim adiada para amanhã (24/10)

Devido às chuvas, a instalação de um macromedidor na Rua Bernardo Rech, programada para hoje, foi transferida para quarta (24).


__________________________________________________________________________________

Nesta terça-feira (23), a Companhia Águas de Joinville fará a instalação de um macromedidor na Rua Bernardo Rech, por isso, o abastecimento de água ficará comprometido em parte do bairro Paranaguamirim, na região entre a Rua Monsenhor Gercino e Avenida Kurt Meinert.

A obra está prevista para iniciar às 13h30 e ser concluída às 18h. Em caso de chuva forte, a obra será transferida para data posterior.

A instalação do macromedidor, que mede a quantidade de água disponibilizada para toda aquela região, faz parte do programa de melhoria contínua do abastecimento da cidade. O equipamento permitirá acompanhar o consumo de água regionalizado e vai auxiliar na detecção de vazamentos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Interdição de vias no período de 16/10 a 19/10

Devido a obras de saneamento, a Companhia Águas de Joinville realizará interdição na Rua Anita Garibaldi, no trecho entre as ruas Max Heiden e BR-101. A interdição ocorrerá até o dia 19/10 (sexta-feira), sempre das 7h às 19h.

Confira os pontos de bloqueio total da pista e seus respectivos desvios:

- Rua Anita Garibaldi com a Rua Independência, sentido BR-101 - Centro (haverá placa de desvio a esquerda);
- Rua Independência com Rua Max Heiden;
- Rua Gottard Kaesemodel com Rua Henrique Dias;
- Rua Anita Garibaldi com Max Heiden;
- Av. Marques de Olinda com Rua Ottokar Doerfel (haverá placa sinalizando "BR-101 vire a esquerda");
- Rua Concórdia com Rua Independência (haverá placa sinalizando "Zona Sul/Zona Leste siga em frente");
- Rua Concórdia com Rua Gothard Kaesemodel (haverá placa sinalizando "Zona Sul/Zona Leste vire a esquerda")

Após as 17h, um dos sentidos deverá ser liberado e a obra deverá ser executada em meia-pista.

Solicitamos a compreensão e a atenção dos motoristas durante o período de interdição.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Atendimento ao público durante o feriado

Os postos de atendimento estarão fechados nesta sexta (12/10) e retornam ao expediente normal na segunda (15/10). Os usuários poderão solicitar serviços, avisar a ocorrência de vazamentos ou eventual falta de água pelo 0800 723 0300, que funcionará todos os dias, 24h.

Serviços que podem ser solicitados pelo 0800 723 0300:
· Informações de fatura
· Reparos de vazamento na rua
· Conserto de ramal e cavalete
· Esclarecimentos em geral


Serviços que podem ser solicitados via site
- Faturas já pagas
Possibilita a consulta da referência (mês da conta), data de vencimento, data de pagamento, banco, agência e valor das últimas 6 contas pagas.

- Débitos pendentes e 2ª via
Opção que permite consultar todas as contas vencidas e ainda não pagas, e a impressão da segunda via destas contas.

- Faturas a vencer e 2ª via
Opção que permite consultar todas as contas que estão para vencer.

- Leitura do consumo
Consulta que apresenta os detalhes dos 12 últimos consumos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Águas de Joinville prossegue com a ampliação da ETA Cubatão

A primeira fase é a construção da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), que está 70% concluída

A obra da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), fase inicial para ampliação da ETA Cubatão, se encontra na reta final. Com a implantação da estação, os resíduos resultantes do processo de limpeza e desinfecção da água serão levados a um aterro sanitário. “A ETL está 70% concluída e vai dar um destino correto para os resíduos sólidos”, afirma o engenheiro civil Josias Costa Gomes, da diretoria de expansão da Águas de Joinville. Aproximadamente R$ 6,3 milhões estão sendo investidos nessa estação.

De acordo com a engenheira Paloma Meneghini, coordenadora de estações de tratamento de água da Companhia, o lodo da ETA (resíduo sólido proveniente do tratamento da água) é composto basicamente por areia fina e argila, que são os materiais removidos da água do rio, bem como outros componentes utilizados no tratamento. “O lodo despejado in natura no rio tem um elevado teor de sólidos, o que pode causar turvamento da água do rio no ponto de despejo”, explica. Com a ETL, o lodo será tratado, e depois descartado corretamente, sem alterar o manancial.

A ETL é o primeiro passo para a ampliação da ETA Cubatão, planejada pela Companhia para melhorar sua capacidade de produção e suprir a grande demanda de água de uma cidade que não para de crescer. “A cada mês o número de ligações de água é incrementado em média em 215 novas ligações em Joinville. Em 2012, já são aproximadamente 1.900 novas ligações”, informa Clarissa Campos de Sá, gerente de medição e cadastro da Companhia Águas de Joinville.

Com a conclusão da ETL, serão iniciadas as obras de ampliação da capacidade de produção de água da ETA Cubatão. “A estação que abastece 70% de Joinville foi concebida para produzir 925 litros de água por segundo. A ETA sofreu melhorias, e ampliou sua capacidade para cerca de 1300 litros por segundo. Agora, com a ampliação, será elevada para quase 2000 litros por segundo”, revela Josias. Os engenheiros esperam concluir a obra de ampliação nos próximos dois anos. No total, a Companhia está investindo mais de R$ 18 milhões nessas melhorias, necessárias para garantir o abastecimento de água de Joinville nos próximos 20 anos.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Concurso Água para Sempre 2013 já começou

Reunião com representantes de escolas e CEIs começa a definir a formatação da próxima edição


Ouvir a opinião de coordenadores e professores sobre a edição mais recente do Concurso Teatral Água para Sempre, registrar suas críticas, sugestões e discutir soluções – este foi o objetivo do encontro organizado pela coordenação de educação ambiental da Águas de Joinville com as instituições de ensino participantes do Concurso, que ocorreu no último dia 04 (quinta-feira). “Este é um momento de avaliação e um espaço aberto para escutar o que os profissionais que vivem o dia-a-dia das crianças têm a dizer, a fim de aprimorar a próxima edição do Concurso”, definiu Wanessa Brondani, pedagoga da coordenação de educação ambiental da Companhia.

O Água para Sempre, criado em 2006 pela Companhia Águas de Joinville, é o maior concurso de teatro amador no país que envolve escolas municipais. “A gente se emociona a cada ano que passa, vê o envolvimento dos pais, sente a alegria das crianças. Vimos o teatro Juarez Machado lotado, revelando talentos, esse é nosso objetivo social maior que qualquer outro”, afirmou o diretor presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza. E complementou: “Este encontro tem por objetivo aperfeiçoar o evento, contamos com a experiência de vocês”.

Também estiveram presentes Alberto Jorge Francisco, diretor de expansão e novos negócios da Companhia; Alessandra Mendes, da coordenação de educação ambiental da Águas de Joinville; Marcela Espíndola, da Fundema; Daniele Pamplona, da Casa Teatral, e Eloísa Corrente, da Secretaria Municipal de Educação.

Lesani Becker, do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, fez parte da criação do concurso em 2006, juntamente com Helena Dausacker e Daniela Finder de Farias, engenheiras da Águas de Joinville. “O Concurso tomou uma proporção muito grande; hoje já é conhecido e faz parte do cronograma das escolas. O mais importante é que o assunto saneamento básico é levado às famílias por intermédio das crianças. Existe forma melhor?”, pergunta.

Uma das sugestões feitas foi subdividir a categoria A (de 0 a 6 anos), em que a participação dos pequenos atores estaria livre a partir dos 3 anos; os bebês fariam uma mostra de trabalhos relacionados ao tema. Outra sugestão foi a oferta de oficinas de maquiagem e figurino, além da oficina de iluminação cênica, e premiações especiais como “melhor figurino” e “melhor atuação” e “melhor dramaturgia”. A previsão é de que o período de inscrições seja realizado entre fevereiro e março de 2013, os cursos de formação entre abril a agosto, o período de eliminatórias em outubro e a Tarde dos Campeões em novembro do ano quem vem.

Os presentes se dividiram em grupos para discutir os tópicos apresentados. As sugestões foram entregues à coordenação de educação ambiental da Águas de Joinville, serão analisadas e, depois, as sugestões viáveis serão repassadas a todos os presentes.

Concurso Teatral Água para Sempre
Desde 2006, o Concurso Teatral Água para Sempre, concurso de artes cênicas aberto a todos os CEIs e escolas municipais de Joinville, instiga a reflexão sobre a relação entre saneamento, saúde e preservação ambiental por meio do teatro. A avaliação dos inscritos não se limita à apresentação final, mas também leva em conta as postagens publicadas no blog do concurso (concursoaguasdejoinville.blogspot.com.br) com trabalhos escolares relativos ao desenvolvimento da peça teatral, como vídeos, redações e desenhos. Todos os anos conta com um tema diferente, e é atualmente dividido em categorias A (0 a 5 anos), B (1º ao 5º ano) e C (6º ao 9º ano). A Companhia Águas de Joinville, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural, oferece oficinas de capacitação aos professores para trabalhar com o blog, para elaboração de projeto e portfólio e para montagem de espetáculo. Em 2012, contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Tigre.

NÃO CONFUNDA REDE DE DRENAGEM COM A DE ESGOTO

A drenagem do terreno, água da chuva e de piscinas deve ser despejada na drenagem em tubulação independente da rede interna de esgoto

A Companhia Águas de Joinville, nesta sexta-feira, solicitou à Fundema que uma equipe de fiscalização constate a possibilidade de despejo irregular de esgoto na rede de drenagem na rua Jaguaruna, na área central da cidade. A denúncia chegou ao conhecimento da Águas de Joinville por um blog da cidade. Neste, o comentarista, equivocadamente, confunde obras na rede de drenagem  como sendo de esgotamento sanitário e, mais uma vez de maneira errada, denuncia a ligação como sendo de empresa contratada da Companhia. Não é.  A rede de esgoto sanitário da Rua Jaguaruna está ativa desde os anos 80 do século passado e, conforme engenheiros da Companhia, passa paralela à rede de drenagem. Ainda assim, vale a fiscalização para verificar a possível irregularidade.

A Companhia orienta os joinvilenses nos locais já servidos com rede coletora de esgoto ativa a se conectarem na rede instalada, lembrando, no entanto, que a água captada pelas calhas e da piscina deve sim continuar sendo despejada na rede de drenagem através de tubulação de PVC conectada ao tubo de concreto, o que pode ser o caso da denúncia do blog, dúvida que deverá ser dirimida pela fiscalização.

Fotos: Mauro Arthur Schilieck; reprodução de blog e acervo de imagens da Águas de Joinville

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Projeto da Águas de Joinville ganha prêmio de responsabilidade corporativa

A Companhia Águas de Joinville ficou com o 2º lugar no Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho – PSQT, na categoria “Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável” para empresas de médio porte de Santa Catarina. O projeto inscrito pela Companhia foi “O Programa 5S como ferramenta para a implantação da qualidade total em empresa pública – o caso da Companhia Águas de Joinville”.

A premiação ocorrerá dia 19/10, na sede da FIESC em Florianópolis. As empresas que se classificaram em 1⁰ e 2⁰ lugares na etapa estadual estão inscritas automaticamente na etapa nacional. Os vencedores desta etapa serão divulgados em novembro.