quinta-feira, 31 de maio de 2012

Documentário brasileiro sobre imigração estreia amanhã na Suíça

Companhia Águas de Joinville foi uma das empresas patrocinadoras do filme


O documentário “Suíços Brasileiros - Uma História Esquecida”, que conta com patrocínio da Águas de Joinville, tem sua première marcada para amanhã, 1º de junho, na cidade de Schaffhausen (Suíça). No Brasil, a estreia será no dia 30 de junho, em Joinville. A Companhia Águas de Joinville patrocinou o trabalho por dois anos consecutivos, via Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura).

O docudrama (como é chamado o documentário que mescla dramatizações, imagens de arquivo e depoimentos) relata a história dos imigrantes suíços, em meados do século XIX. A história é contada partir do ponto de vista de uma típica família de Schaffhausen e abrange desde sua saída da Europa, pelo Porto de Hamburgo, até sua chegada ao Brasil, no Porto de São Francisco do Sul.

Em Joinville, as gravações foram feitas em julho de 2011. Outras locações, como outras cidades de Santa Catarina e Schaffhausen, também fazem parte do documentário. Dirigido por Calixto Hakim, o filme é inspirado no livro “Suíços em Joinville – o duplo desterro”, do historiador Dilney Cunha.

Para ver o trailer, clique aqui.

Para mais informações acesse: http://www.suicosbrasileiros.com.br/novo/


Águas de Joinville participa da Campanha do Agasalho

Famílias carentes de bairros onde acontecem obras da Companhia são beneficiadas

Moradores dos bairros Morro do Meio e Nova Brasília têm
informações sobre saneamento antes de receber as doações

No galpão, eles esperam. Sentados em cadeiras de plástico, conversam entre si. Ao fundo, esboços de arte infantil colorem a parede. Cerca de 40 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, preenchem o lugar com a expectativa de voltar para casa mais aquecidos, prontos para enfrentar o frio, com uma muda de roupas na sacola.

Na tarde de sexta-feira, dia 18, a solidariedade veio fazer visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Morro do Meio. Funcionárias da Companhia Águas de Joinville levaram roupas, cobertores, calçados, lençóis, cobertores e travesseiros às famílias dos bairros Nova Brasília e Morro do Meio. A ação é resultado da Campanha do Agasalho, promovida pelo setor Gestão de Pessoas desde 2008.

Todo os anos, as roupas arrecadadas são distribuídas às famílias cadastradas nos CRAS de bairros onde acontecem obras da Águas de Joinville. “Não escolhemos por escolher. Estamos sempre em sintonia com a Secretaria de Assistência Social”, esclarece Adriana Loth, Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida da Companhia. Ano passado, as peças arrecadadas foram doadas à unidade APAE do bairro Boa Vista.

De acordo com Adriana, neste ano a arrecadação foi maior do que a do ano passado. As sacolas com roupas lotaram dois carros da Companhia. “Começamos a Campanha mais cedo”, aponta. O período de arrecadação foi de 7 de fevereiro a 17 de maio. Ou seja, os colaboradores tiveram tempo para fazer as ‘limpas’ nos guarda-roupas. “O pessoal da Companhia Águas de Joinville é bem solidário. Toda campanha que a gente faz, as pessoas colaboram.”


“É como se eles não existissem”


Seu Antônio, de 77 anos (foto), achou um paletó entre as roupas masculinas. Viúvo há 15 anos, namora há cerca de um ano e meio. Fica envergonhado quando toca no assunto. “Esse eu não vou usar para sair. É grande, bom para o frio”, garante, alisando a peça vestida em seu corpo. Depois de guardar o paletó na sacola, ele não faz cerimônia e logo se despede. “Agora eu tenho que cuidar da minha horta de alface.”

“O CRAS trabalha com famílias em estado de vulnerabilidade e extrema pobreza”, informa a coordenadora do CRAS do Morro do Meio, Tereza Marques dos Santos. “Algumas famílias vêm de ocupações, moram em casas irregulares. Não possuem documentação, água nem esgoto.” Por não possuírem endereço ou documentos, as famílias acabam não tendo acesso aos benefícios do governo, como o Programa Minha Casa, Minha Vida. “É como se eles não existissem. O papel do CRAS é fazer com que eles resgatem esses direitos, esses benefícios.”

O Centro, sempre aberto para visitas, promove, a cada 15 dias, reuniões de grupos de convivência. São três: o grupo dos idosos, o Projeto Saber e Acontecer, Educação em Tempo Integral (voltado para crianças e adolescentes) e o Girassol (grupo de artesanato para mulheres).

Segundo a coordenadora, a Companhia Águas de Joinville é a primeira empresa que realiza esse tipo de trabalho no local, com exceção da época de enchentes, quando as doações vieram de todos os lugares. Antes da distribuição de roupas, houve uma explanação sobre as atividades que a Companhia realiza junto à comunidade, bem como a entrega de folders com informações sobre os serviços da Águas de Joinville. As poucas roupas que sobraram foram encaminhadas para a igreja da região.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Águas de Joinville adere ao desafio


Mais de 100 funcionários, de todas as unidades da Companhia Águas de Joinville, participaram do Dia do Desafio.

Diariamente, funcionários realizam atividades físicas durante a ginástica laboral. Nesta quarta, todos os setores se mobilizaram para contribuir por Joinville na competição direta com a cidade de São Gonçalo (RJ).

Concurso da Águas de Joinville tem 1915 candidatos inscritos

Agente administrativo e fiscal de serviços são os cargos mais concorridos

O concurso público da Companhia Águas de Joinville – para o provimento de 12 vagas e formação de cadastro de reserva – teve, ao total, 1915 inscrições. São 23 candidatos ao cargo de ensino fundamental, 899 para os cargos de nível médio e 993 aos de nível superior.

Os cargos mais procurados são os de Agente Administrativo (372 inscritos) e Fiscal de Serviços (176 inscritos) no nível médio, e de Advogado (143 inscritos), Analista de Compras e Licitações (111 inscritos) e Analista de Recursos Humanos (104 inscritos) em nível superior.

As provas serão realizadas no dia 3 de junho, domingo, na Sociesc Marquês de Olinda – no período matutino para os cargos de nível fundamental/médio e no período vespertino para os cargos de nível superior. O candidato já pode consultar no site da Sociesc data, horário e local da prova. No dia do exame deverá estar munido de documento original de identidade, caneta esferográfica azul ou preta e comprovante de inscrição.

As provas objetivas, com duração máxima de 3 horas, terão 15 questões de conhecimentos gerais e 15 de conhecimentos específicos. Os candidatos ao cargo de Operador de Estação, além da prova objetiva, terão de passar por uma prova prática, de caráter eliminatório. O prazo de validade do concurso é de 2 anos, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.




Concurso Águas de Joinville
3 de junho, domingo

Sociesc Marquês de Olinda
Rua Gothard Kaesemodel, 833
Anita Garibaldi

Mais informações www.sociesc.org.br/concursos
(47) 3461-0525/3461-0573


Recape da Rua Bananal concluído


Rua Bananal se encontra melhor do que
estava antes das obras da Águas de Joinville

A pavimentação da Rua Bananal, bairro Glória, em que a Companhia Águas de Joinville realizou obras de esgotamento sanitário, foi finalizada nesta segunda-feira (28). Há muitos anos os moradores reivindicam o recapeamento da via, que não foi feito antes porque ainda era necessário fazer a instalação da rede coletora. Agora, com a rede concluída, foi possível pavimentar a rua, em parceria com a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana).

A rua Bananal já estava bastante danificada antes da instalação da rede de esgoto no local. Segundo o engenheiro da Águas de Joinville Roni Alves Bezerra, trata-se de um caso específico, pois a regra é que terceirizados fechem apenas valas que foram abertas para a instalação da rede de esgoto. “Foi feito um estudo. A rua Bananal foi afetada pelas obras mas também pelo tráfego. Optou-se, então, fazer um recapeamento”, afirma.

A pavimentação, iniciada na quarta (23), ainda teve sua conclusão adiada em alguns dias, por conta das chuvas ocorridas semana passada.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Companhia Águas de Joinville apresenta indicadores em reunião especial

Avaliação mensal contou com a presença de gestores e conselheiros

O objetivo nunca muda: a busca pela excelência em gestão de saneamento. Mas, desta vez, a Avaliação Gerencial Mensal (AGM) da Companhia Águas de Joinville, realizada nesta quarta-feira (23), foi especial. A reunião contou com a presença dos conselheiros de Administração: o chefe de gabinete Eduardo Dalbosco, o vice-prefeito Ingo Butzke, o vice-presidente da Tigre Paulo de Andrade Nascentes, o reitor da Univille Paulo Ivo Koentopp e o secretário de administração Márcio Cysne. O encontro também contou com a participação do ex-presidente do Conselho Administrativo, o empresário Osvaldo Douat.

A AGM, realizada mensalmente, é fruto de uma parceria entre a Companhia e a Fundação Dom Cabral (FDC) que, segundo o jornal britânico Financial Times, está entre as melhores escolas de negócios do mundo. “A reunião proporciona o acompanhamento das metas a serem atingidas, e uma visão dos números para alcançar os resultados previstos”, explicou professor Humberto Cunha, consultor da Fundação Dom Cabral.

O professor acompanhou e analisou os 22 indicadores estratégicos da Águas de Joinville. Os gestores de cada área apresentaram os números relacionados a suas áreas, traçaram um perfil de cada uma, e verificaram se a meta foi atingida ou não. O objetivo é reformular estratégias para alcançar melhores resultados, e elaborar propostas de novos desafios. Assim, os próprios gestores são instigados a entender e a construir o melhor modelo de gestão para a companhia. “Sinto-me gratificado ao ver que o projeto de parceria com a Fundação Dom Cabral está evoluindo muito bem, com a criação de instrumentos precisos para atingir os objetivos”, disse Osvaldo Douat.

A parceria entre a Águas de Joinville e a FDC começou em 2008. A AGM é uma ferramenta do Parceria para a Excelência (PAEX), um dos programas mais procurados por médias e grandes empresas. A Companhia Águas de Joinville é uma das 500 organizações associadas.

Para o conselheiro da Companhia Paulo Ivo Koentopp, todos os gestores demonstraram domínio do conteúdo ao apresentar os dados de maneira didática. Paulo Nascentes também faz elogios ao modelo de gestão. O presidente da Companhia Águas de Joinville ressalta o valor da presença de membros do Conselho e do prefeito. “É importante para que os gestores da Companhia apresentem os resultados de suas respectivas áreas e tenham um retorno crítico da performance de suas ações”, declarou o presidente da Companhia Luiz Alberto de Souza.

“Belo exemplo de profissionalismo e eficiência no sistema interno em busca da superação de metas”, parabenizou Eduardo Dalbosco, presidente do Conselho Administrativo da CAJ.

Fim de semana de obras: confira os trechos interditados


Devido a obras da Companhia Águas de Joinville, alguns trechos serão interditados neste fim de semana (dias 26 e 27/05). Agentes da Conurb estarão presentes no local, dando orientações aos motoristas. Pedimos a compreensão dos moradores e a atenção dos que trafegarem pela região durante o período. Em caso de chuva, as obras serão adiadas. 


Confira os trechos onde haverá interdição:

- Interdição parcial da pista:

Período: dia 26/05 (sábado), das 14h às 22h, e dia 27/05 (domingo), das 7h às 22h
Local: Rua XV de Novembro, entre Restaurante Glória e final da praça da Rua Evaristo da Veiga
Desvio (vias): conforme sinalização no local

- Interdição total da pista:

Período: dia 26/05 (sábado), das 14h às 22h
Local: Rua Evaristo da Veiga, entre bifurcação em Y e semáforo com a Rua XV de Novembro
Desvios (vias): conforme sinalização do local

Período: dia 27/05 (domingo), das 7h às 22h
Local: Rua Evaristo da Veiga, entre acesso existente no final da Praça com a Rua XV de Novembro e bifurcação em “Y”
Desvios (vias): conforme sinalização do local



terça-feira, 22 de maio de 2012

Laboratório da Águas de Joinville conquista selo do Inmetro

ISO 17025 comprova a confiabilidade das análises de água feitas na Companhia

Símbolo da acreditação do laboratório da Águas de Joinville, nas versões em cores e em preto e branco

O Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ) da Companhia Águas de Joinville recebeu do Inmetro, neste mês de maio, a acreditação na ISO 17025, que estabelece um padrão internacional e único para atestar a competência dos laboratórios para realizar ensaios (análises). O reconhecimento comprova a credibilidade do laboratório nos resultados das análises de água – uma delas atestou, em abril, o valor de praticamente 100% no IDQAD (Índice de Desempenho da Qualidade da Água Distribuída), o mais alto índice já atingido. “A conquista da acreditação confirma a competência técnica do LCQ, que possui um sistema de qualidade efetivo e capaz de produzir resultados confiáveis que podem ser reconhecidos e aceitos internacionalmente”, explica a coordenadora do laboratório Amanda Doubrawa.

Durante a avaliação, realizada em setembro de 2011, os profissionais do Inmetro acompanharam todos os processos realizados pelo LCQ, desde a coleta em campo, análise no laboratório até a emissão de certificados de análise. Agora a Companhia vai inserir o símbolo da acreditação em todos os certificados de análise de água elaborados pelo laboratório, segundo os requisitos exigidos. O LCQ foi acreditado para 3 classes de ensaios: químicos, biológicos e amostragem em água para consumo humano. Entre os parâmetros acreditados estão: cor aparente, turbidez, fluoretos, pH, cloro residual livre, bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli (bactéria que pode causar infecções e diarreia).


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Obras de esgoto chegam à zona norte de Joinville

Frentes de trabalho agora avançam nos bairros Costa e Silva, Santo Antônio e Zona Industrial Norte

Depois de finalizar as obras de esgotamento sanitário no Saguaçu e continuar de forma acelerada nos bairros Atiradores e Anita Garibaldi, as próximas comunidades a serem beneficiadas com a implantação de rede coletora serão nos bairros da zona norte da cidade.

As obras iniciam esta semana com uma frente de trabalho ainda no bairro América, e depois avançam para outras localidades: Costa e Silva, Santo Antônio e Zona Industrial Norte. O investimento é de mais de R$ 17 milhões, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A instalação da rede, que vai atender aproximadamente 23 mil moradores nesta etapa, faz parte do plano de expansão do sistema de esgotamento sanitário da Bacia 3, onde está localizada a nascente do rio Cachoeira. A rede de esgoto na região, importante lembrar, representa o início dos esforços para a despoluição do rio.

A empresa responsável pela obra será a joinvilense Vogelsanger Pavimentação Ltda, que foi a vencedora da licitação desta etapa e já tem um cronograma de trabalho montado para a obra. A execução dos serviços tem início dia 21/05 e a previsão é de que essa primeira fase encerre em setembro, dependendo das condições do tempo e eventuais imprevistos.

Nesta fase da obra, assim como já aconteceu em outras regiões, agentes ambientais da Águas de Joinville farão um trabalho de abordagem com a comunidade local. Eles percorrerão casa a casa para explicar como serão as obras, tirarão suas dúvidas e entregarão folders sobre o assunto.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Megarreservatório R-8 – Morro do Finder é entregue oficialmente à cidade

Com a entrada do R-8 em operação, a capacidade de reservação de Joinville passa para 53 milhões de litros – aumento de 43% nos últimos 3 anos



O conselheiro da Companhia Águas de Joinville Eduardo Dalbosco, o prefeito Carlito Merss, o presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza, o diretor de Expansão da Companhia Alberto Jorge Francisco e o vice-prefeito Ingo Butzke descerram a placa inaugural do megarreservatório R-8 (Foto: Mauro Schlieck - Secom)




(Foto: Mauro Schlieck - Secom)

O R-8, maior reservatório em aço vitrificado de Santa Catarina, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (17). Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Carlito Merss, o vice-prefeito Ingo Butzke, o presidente do Conselho de Administração da Águas de Joinville Eduardo Dalbosco, o presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza, o presidente da Fundema Eni Voltolini, secretários municipais e regionais, além de técnicos e engenheiros envolvidos no projeto e execução da obra.

“Estamos entregando o 13º reservatório da cidade. Infraestrutura também é água e implantação de rede de esgoto. E podemos ter o orgulho de dizer que a cidade tem, hoje, 20% de cobertura de rede de esgoto”, afirmou Carlito. Nos próximos 15 dias têm início os testes de carga e uma série de manobras para encher o reservatório. O processo, como lembram os técnicos, têm que ser feito cuidadosamente, em etapas, para não comprometer as redes, e é natural que o número de vazamentos aumente nas regiões beneficiadas durante esta fase do processo.

“Inauguramos hoje 8 milhões de litros a mais em reservação para Joinville. O R-8 foi construído em material com tecnologia de ponta, com 50 anos de garantia”, afirmou Luiz Alberto. O presidente da Águas de Joinville lembrou também que são R$ 50 milhões em investimento apenas nas redes de água e nos novos reservatórios. “Além disso, existem 40 frentes de trabalho na expansão do sistema de esgotamento sanitário de Joinville”, completou.

A Licença Ambiental de Operação (LAO) foi entregue oficialmente pelo presidente da Fundema Eni Voltolini ao presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza. Além da licença de operação, a Fundema emitiu as licenças prévia e de instalação. O reservatório está localizado no Parque Municipal Morro do Finder e, para compensar a área ocupada pelo equipamento, uma nova área está sendo adquirida pela Companhia Águas de Joinville com o objetivo de preservá-la.

O R-8 vai melhorar o abastecimento dos bairros da zona leste de Joinville. Aproximadamente 85 mil pessoas serão atendidas pelo novo reservatório. Quatro bairros serão beneficiados diretamente: Bom Retiro, Saguaçu, Santo Antônio e Jardim Sofia. Os bairros Costa e Silva e Iririú serão indiretamente beneficiados, por reduzir a demanda do R-2 (reservatório localizado no Santo Antônio e que abastece os dois bairros).

O novo reservatório foi construído com chapas em aço vitrificado, material que permite agilidade em sua construção e manutenção. Há apenas duas fábricas no mundo que produzem este material, uma nos EUA e outra na Inglaterra. A capacidade de reservação de Joinville passou, nos últimos 3 anos, de 37 milhões para 53 milhões de litros de água. Os 8 milhões de litros de capacidade do R-8, somados à dos reservatórios R-10 (6 milhões de litros, instalado na Rua Tupy, no São Marcos) e R-5 (2 milhões de litros, do bairro Vila Nova) implicam no incremento total de 16 milhões de litros em reservação, o que significa aumento de 43% em relação a 2008.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Inauguração do megarreservatório R-8 será amanhã, dia 17

Com 8 milhões de litros de capacidade, o R-8 é o maior reservatório de Santa Catarina em aço vitrificado

A solenidade de inauguração do megarreservatório R-8, localizado no Morro do Finder, marcada para 17/05, contará com a presença do prefeito Carlitos Merss, do presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza, do presidente da Fundema Eni Voltolini, demais autoridades, além de técnicos e engenheiros envolvidos no projeto e execução da obra.

"A rede de água em Joinville abrange mais de 99% das residências. Mas isso não quer dizer que não possamos avançar cada vez mais na melhoria do sistema de água, em paralelo às obras de expansão do esgotamento sanitário da cidade", afirma Luiz Alberto de Souza, presidente da Companhia. O R-8, localizado no bairro Bom Retiro, vai melhorar o abastecimento dos bairros da zona leste.

Aproximadamente 85 mil pessoas serão atendidas pelo novo reservatório. Quatro bairros serão beneficiados diretamente: Bom Retiro, Saguaçu, Santo Antônio e Jardim Sofia. Os bairros Costa e Silva e Iririú serão indiretamente beneficiados, por reduzir a demanda do R-2 (reservatório localizado no Santo Antônio e que abastece os dois bairros).

O R-8 é o maior reservatório do estado construído com chapas de aço vitrificado, material que permite agilidade na construção, bem como maior facilidade em sua manutenção e limpeza. Com relação à execução da obra, primeiramente foi posicionado o domo (cobertura). As paredes foram instaladas, anel por anel, com o auxílio de uma série de macacos mecânicos. O investimento total é de aproximadamente R$ 8 milhões.


Inauguração do megarreservatório R-8 - Morro do Finder
Dia 17/05, quinta
Rua Caçapava - Bairro Bom Retiro
Horário: 14h



Fases da construção do R8:


setembro de 2011 - O terreno passa por terraplenagem

dezembro de 2011- A base para o reservatório começa a ser estruturada


fevereiro de 2012 - O domo (cobertura) é instalado antes das paredes (anéis)



março de 2012 - Três dos seis anéis já estão encaixados. As paredes são
levantadas com o auxílio de macacos mecânicos



abril de 2012 - Reservatório com a estrutura pronta / início da fase de testes 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Megarreservatório R-8, localizado no Morro do Finder, será entregue dia 17

A inauguração do novo reservatório marca o início de uma época de melhorias na distribuição de água para a zona leste de Joinville

Com capacidade para 8 milhões de litros, obra vai beneficiar cerca de 85 mil pessoas

Uma nova fase para a população que reside nos bairros da zona leste da cidade tem início nesta quinta, dia 17/5 – é a inauguração do megarreservatório R-8, localizado no Morro do Finder. O novo equipamento, com capacidade para 8 milhões de litros, vai atender aproximadamente 85 mil pessoas.

Quatro bairros serão beneficiados diretamente com a conclusão desta obra: Bom Retiro, Saguaçu, Santo Antônio e Jardim Sofia. Os bairros Costa e Silva e Iririú serão indiretamente beneficiados, por reduzir a demanda do R-2 (reservatório localizado no Santo Antônio e que abastece os dois bairros).

O investimento, apenas no reservatório, é de R$ 3,38 milhões. Somado com o custo da adutora e da rede de água, chega a R$ 8 milhões. O valor faz parte do pacote de mais de R$ 220 milhões em investimentos na melhoria da distribuição de água e ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Joinville.

O novo megarreservatório tem tecnologia avançada – foi construído com chapas de aço vitrificado, método que permite maior racionalização de materiais durante a construção, além de aumentar a velocidade de execução do serviço. Esse processo também foi utilizado para construção do R-5, no Vila Nova, e do R-10, no bairro Nova Brasília.

A cerimônia de inauguração, marcada para as 14 horas do dia 17/5, contará com a presença do prefeito Carlito Merss e do presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza, além dos diretores e técnicos da companhia e autoridades do município. A comunidade vizinha ao reservatório também está sendo convidada a prestigiar o evento.


Inauguração do megarreservatório R-8 - Morro do Finder
Dia 17/05, quinta
Rua Caçapava - Bairro Bom Retiro
Horário: 14h

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inscrições para o concurso da Águas de Joinville encerram amanhã (15/5)

Os interessados em participar do concurso público da Companhia Águas de Joinville têm até amanhã (dia 15/5, terça), às 18h, para se inscrever. O concurso, organizado pela Sociesc, oferece vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários iniciais que variam de R$ 1.117,00 a R$ 5.287,00. São 12 vagas existentes, além de 17 cargos em que serão formados cadastros de reserva.

Para concorrer, o candidato deve fazer inscrição pelo site www.sociesc.org.br/concursos, preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição, que varia de acordo com a escolaridade exigida para cada cargo (R$ 35,00; R$60,00 e R$80,00 para os cargos de nível fundamental, médio e superior, respectivamente). A partir do dia 29/05 o candidato poderá consultar no site da Sociesc data, horário e local da prova.

As provas objetivas, com duração máxima de 3 horas, terão 15 questões de conhecimentos gerais e 15 de conhecimentos específicos. Os candidatos ao cargo de Operador de Estação, além da prova objetiva, terão de passar por uma prova prática, de caráter eliminatório. No dia do exame todos deverão estar munidos de documento original de identidade, caneta esferográfica azul ou preta e comprovante de inscrição.

O edital com a lista de cargos, salários iniciais e outras informações pode ser conferido no site da Sociesc. Todas as contratações serão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e algumas funções exigem carteira de motorista e experiência de 6 meses na área. O prazo de validade do concurso é de 2 anos, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Público Águas de Joinville 2012
Inscrições: até 15/05, pelo site www.sociesc.org.br/concursos
Data provável da prova objetiva: dia 03/06, domingo
Valor de inscrição:
R$ 35,00 (nível fundamental)
R$ 60,00 (nível médio/técnico)
R$ 80,00 (nível superior)
Mais informações: Sociesc 47 3461-0525/3461-0573

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Programa “Óleo e água não se misturam” completa um ano

Nesse período, houve redução de 40% nas reclamações por entupimento e de 50% nas manutenções preventivas

Além da distribuição de folders e funis, também foram realizadas palestras educativas para conscientizar a população

Dia 13/05, domingo, o programa “Óleo e água não se misturam” completa seu primeiro aniversário. Desde seu lançamento, 15.285 litros de óleo de cozinha usado foram coletados. O óleo, que deixou de acumular nas tubulações da rede, tornou-se matéria-prima para a confecção de sabões e biodiesel, por meio de uma parceria com a empresa Eco-biosul. “Cada litro de óleo gera R$0,20. Tudo foi revertido em cestas básicas, que foram entregues à Associação de Catadores e Recicladores do Município de Joinville” afirma Samanta Schaefer, agente socioambiental da Águas de Joinville.

Reconhecimento
O programa tem apenas um ano, mas conta com um prêmio nacional no currículo. Em julho de 2011, o projeto recebeu o prêmio “5 de Junho” do Instituto Negócios Públicos do Brasil, como melhor campanha para conscientização da população na categoria “elaboração de projetos”. Além disso, em dezembro do mesmo ano, ficou entre os 35 melhores projetos do Brasil no “Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local”, concorrendo com mais de 1800 projetos.

Problemas
Apesar da campanha, muitos ainda jogam óleo nos ralos de pias e bocas-de-lobo, causando uma série de transtornos. Recentemente, um entupimento na rede coletora fez o esgoto voltar para a calçada, perto do terminal central de ônibus. “É preciso que todos se conscientizem. É lamentável que a atitude de alguns cause transtorno a tantas pessoas”, afirma Alessandra Mendes, coordenadora de educação socioambiental da Companhia Águas de Joinville. Quando água e óleo percorrem a rede, a gordura se solidifica e forma crostas, provocando entupimentos, vazamentos e mau cheiro.

Procedimento correto para o descarte
O óleo de cozinha usado não deve ser jogado em ralos, nem na terra. Ele deve ser acondicionado, já frio, em garrafas PET, com o auxílio de um funil. É bom lembrar que as garrafas PET podem ser levadas até um dos 60 ecopontos distribuídos na cidade, ou ser recolhidas pela Ambiental em dias coleta seletiva. Não coloque dentro dos sacos de lixo; deixe-as ao lado, em pé.

O Programa
"Óleo e Água não se misturam" foi idealizado pelo Núcleo de Planejamento e Gestão Ambiental da Águas de Joinville, e agora está a cargo da Coordenação de Educação Socioambiental da Companhia. O projeto tem por objetivo conscientizar a população sobre os danos ambientais causados pelo descarte incorreto de óleo de cozinha usado, além de orientar a população sobre como separá-lo e descartá-lo de forma adequada. A Prefeitura de Joinville é uma parceira do programa, com o apoio da Caixa Econômica Federal, Fundema, Secretaria da Educação, Eco-biosul, Ambiental e Sesi.



Resumo dos números do programa “Óleo e água não se misturam”
15.285 litros de óleo recolhidos
60 cestas básicas distribuídas
60 ecopontos para coleta de óleo usado
100 bombonas (reservatórios de óleo) nos ecopontos
Redução de 40% nas reclamações por entupimento
Redução de 50% nas manutenções preventivas na rede coletora
25 palestras educativas ministradas
Mais de 600 pessoas presentes nas palestras
50 mil funis distribuídos

Lista de ecopontos, locais que fazem a coleta de óleo usado
(clique na imagem para ampliar)


Dias e horários da coleta seletiva
(clique na imagem para ampliar)


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estação meteorológica na ETA Cubatão ajuda no estudo sobre as chuvas em Joinville

As medições, que são repassadas periodicamente à Epagri/Ciram e à Defesa Civil, auxiliam na análise de precipitações que ocorrem de tempos em tempos



Localização da estação meteorológica na ETA Cubatão (clique na foto para ampliar)

Gerar dados para o estudo dos fenômenos pluviométricos da cidade: essa é a função da estação meteorológica localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, em Pirabeiraba. As medições, feitas por operadores da ETA duas vezes ao dia, são enviadas regularmente para o banco de dados da Epagri/Ciram e Defesa Civil. Essas informações fazem parte de um estudo de disponibilidade hídrica, que tem por objetivo determinar a quantidade de água que pode ser retirada do manancial.

As informações também são utilizadas para análise da periodicidade de grandes precipitações. “Quanto maior essa série de dados, maior a precisão em determinar tais recorrências”, afirma Helena Dausacker da Cunha, engenheira sanitarista e ambiental da Águas de Joinville. Pode-se também verificar a qualidade da água bruta, que modifica se a quantidade de chuvas for muito grande, além de unir os registros pluviométricos aos dados dos picos de maré, para uma rápida tomada de decisão em caso de enchentes.

A Companhia Águas de Joinville faz parte do recém-criado Núcleo de Hidrometria da Defesa Civil, cuja rede de monitoramento registra dados de 10 estações meteorológicas ao todo. Os parâmetros analisados são os de velocidade e direção dos ventos, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e precipitação – dados importantes para o trabalho de preparação para catástrofes climáticas, como fortes tempestades e estiagens. De acordo com Milton Farikoski, gerente da Unidade de Proteção Civil de Joinville, “em breve essas informações estarão disponíveis, para toda a comunidade, no site da Prefeitura de Joinville e também da Secretaria de Proteção Civil do Município”, revela.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Treinamento de funcionários da Águas de Joinville visa agilizar o atendimento


No curso foi apresentado o Manual Prático de Atendimento, desenvolvido por um grupo de atendentes da
Águas de Joinville. O material tem por objetivo diminuir o tempo de espera nos postos e ao telefone.

Trinta profissionais da Companhia Águas de Joinville fizeram um curso de capacitação na área de atendimento ao cliente no dia 27/04, sexta, dia de recesso nos postos presenciais. No início do treinamento, foram apresentados os indicadores do trimestre da Companhia. “Estas informações são importantes para entendermos ainda mais as ações que a companhia faz, e para que possamos responder com maior precisão os questionamentos feitos pela comunidade”, afirma Alessandro Holtausen, gerente de Relacionamento com o Cliente da Companhia Águas de Joinville.

Nesse dia também foi lançado o Manual Prático de Atendimento, com informações e linguagem mais dinâmica, para que os atendentes possam responder rapidamente aos clientes. Um grupo de funcionários se comprometeu e se dedicou à elaboração do material. “Em breve, esses procedimentos estarão disponíveis para todos os funcionários da Águas de Joinville que, a qualquer momento, poderão responder a qualquer eventual questionamento”, considera.

A Gerência de Medição e Cadastro, sob a coordenação da gerente Clarissa Campos de Sá, realizou um treinamento importante e que ajudará muito a equipe de atendimento. Foi apresentado um novo visualizador de mapas da CAJ, o CADIN, em que o cadastro comercial e o cadastro das redes de água e esgotos estarão integrados. Este sistema tem como base o SIMGeo – Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas e é produto de uma série de projetos desenvolvidos desde 2006 em parceria com a Prefeitura de Joinville.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Águas de Joinville tem redução de 85% nas reclamações do Procon

De 2010 para 2011, número diminuiu de 91 para apenas 13

O site do Procon (http://www.proconjoinville.com.br/) revela que o número de reclamações em relação aos serviços prestados pela Companhia Águas de Joinville passou de 91 em 2010 para 13 em 2011. “Essa redução reflete a importância que a Companhia dá à pronta resolução de problemas”, diz Alessandro Holthausen, gerente de Relacionamento com o Cliente da Companhia Águas de Joinville.

Ele lembra que as obras de esgotamento sanitário em Joinville se intensificaram em 2011 em comparação a 2010. “Além disso, quase todos os que residem na cidade são nossos clientes. Joinville tem uma cobertura de rede de água de mais de 99%, disponível a um universo de 515 mil habitantes. Diante disso, esse número reduzido de reclamações é ainda mais significativo”, complementa Holthausen.

O atendimento é responsável por receber sugestões, críticas, além de fazer encaminhamentos de muitos serviços, como instalação de caixa padrão e hidrômetro, a seus respectivos setores. Boa parte dos problemas são resolvidos nesse primeiro filtro, por meio do atendimento presencial num dos 7 postos espalhados na cidade, por email (www.aguasdejoinville.com.br/fale_conosco.php) ou pelo 0800 723 0300, que funciona 24 horas, todos os dias.

“Fazemos treinamentos constantes. O último foi realizado sexta, dia 27 de abril. Um manual prático de atendimento, com informações mais práticas, foi mostrado à equipe. Também foi apresentado o novo visualizador de mapas da Companhia Águas de Joinville, o CADIN, em que estarão integrados o cadastro comercial e o cadastro das redes de água e esgotos”, revela o gerente.

Holthausen ressalta a importância do aperfeiçoamento permanente dos profissionais da área. “Independente do problema no momento em que somos procurados, o consumidor precisa da nossa ajuda e, quanto mais alinhados e preparados estivermos, melhor será a solução dada ao cliente”, finaliza.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Qualidade da água que abastece Joinville alcança seu maior índice


Índice da qualidade da água de Joinville (em branco) em tabela comparativa à média dos últimos 12 meses (em preto)

O maior índice de qualidade da água, da série analisada pela Companhia Águas de Joinville, foi atingido mês passado. O valor alcançou praticamente 100% no IDQAD (Índice de Desempenho da Qualidade da Água Distribuída), ficando além da meta de 96%.

Nenhuma colimetria foi detectada nos mais de 200 pontos de monitoramento da cidade. “É o melhor índice de qualidade de todos os tempos. É um resultado que reflete o esforço da Águas de Joinville em alcançar o máximo de qualidade, constatado por um trabalho intenso de monitoramento”, afirma Márcio Ravadelli, diretor de operações da Companhia.

A colimetria é uma análise da potabilidade da água, em que é verificada a presença de micro-organismos patogênicos (bactérias, vírus, entre outros).

sexta-feira, 4 de maio de 2012

6º Concurso teatral Água para Sempre tem recorde de inscritos

Em comparação a 2011, número de participantes de 2012 é três vezes maior

Em 2011, dezesseis grupos abordaram o tema "Meio Ambiente e Comunidade" 

Esse ano, o Concurso Água para Sempre teve recorde de inscrições: no total foram 48 CEIs e escolas inscritos. Em 2011, 16 escolas participaram. “As inscrições triplicaram em relação ao ano passado. Esse é o resultado de muita dedicação da equipe organizadora do concurso, cujo trabalho está sendo cada vez mais reconhecido”, afirma Alessandra Mendes, coordenadora de educação sócio-ambiental da Companhia Águas de Joinville.

Como esta edição está mais concorrida, os participantes precisam se preparar ainda mais. No próximo dia 7 de maio, segunda, haverá curso de capacitação destinado aos inscritos no concurso, com Gládis Leal dos Santos. A ministrante vai falar sobre a elaboração do portifolio virtual (publicação na internet dos trabalhos realizados em sala), item que será levado em conta na avaliação dos jurados. Em junho ou julho será realizado outro curso, o de montagem teatral, com data a ser definida.

Esse ano as escolas vão trabalhar com o tema “Esgotamento sanitário: transformando a cidade”. As peças de teatro que serão desenvolvidas pelos educadores, juntamente com os alunos, poderão abordar sobre a melhoria na qualidade de vida e meio ambiente, obras de instalação da rede coletora de esgoto, despoluição dos rios através do esgoto tratado e mudança de hábitos em relação ao bom uso da rede de esgoto.

O Concurso teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal.


6º Concurso teatral Água para Sempre
O concurso têm três categorias: A (crianças de 0 a 5 anos), B (alunos de 1º ao 5º ano) e C (alunos do 6º ao 9º ano). A apresentação final será realizada em agosto.

As três escolas vencedoras de cada categoria receberão:
1º lugar: um notebook e um Datashow
2º lugar: um notebook e uma câmera digital
3º lugar: um notebook

Os coordenadores premiados ganham um day use em hotel fazenda com acompanhante. As crianças ganham uma tarde numa casa de festa infantil (categoria A) e os alunos, um passeio no Beto Carrero World (categorias B e C).


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mau uso da rede de esgoto provoca vazamento na Otto Boehm

Técnicos da Companhia Águas de Joinville encontraram até animais mortos na tubulação de esgoto


Uma massa de lixo e sujeira foi encontrada na tubulação

Muito lixo e até a carcaça de um filhote de cachorro de pequeno porte foram encontrados na nova rede de esgoto da rua Otto Boehm e também em trechos na rua Aquidaban, onde técnicos da Águas de Joinville trabalharam na tarde de ontem para desentupir o sistema. Na última segunda-feira (30/4), moradores ligaram para a companhia para reclamar de um vazamento de esgoto na via pública. Técnicos foram ao local, mas precisaram mobilizar máquinas e equipamentos pesados para resolver o problema. Os profissionais identificaram os pontos onde a rede estava estrangulada, tentaram desobstruir com o sistema hidrojato, mas em pelo menos quatro pontos foi preciso romper o pavimento com uma retroescavadeira para retirar o entulho jogado pelo bacio dos moradores da região.

“Nós vimos muitos papéis, cabelos, absorventes e até peixes ornamentais mortos entupindo o esgoto. Mas o pior foi encontrar um filhotinho de cachorro misturado com tudo aquilo”, relata o técnico em edificações Alan de Souza. Além do transtorno para moradores e transeuntes, que tiveram que conviver com o mau cheiro no local, o vazamento mobilizou pelo menos uma dezena de trabalhadores entre engenheiros e técnicos para desobstruir o sistema. Também foi preciso mobilizar um caminhão hidrojato, um caminhão basculante e uma retroescavadeira, entre outros equipamentos, para fazer a obra.

A Companhia Águas de Joinville reforça o alerta de que todos são responsáveis pela utilização adequada da rede de esgoto. Não jogue papéis, absorventes, fraldas, fio dental ou qualquer outro objeto no vaso sanitário. Papel higiênico e outros materiais infectados devem ser descartados no lixo, e separados de forma correta. Animais mortos, ao contrário, não devem ser descartados no lixo comum – entre em contato com a empresa Ambiental no (47) 3441-0400 e informe o lugar onde o animal possa ser recolhido.